Conheça os 5 problemas de estômago mais comuns

Uma em cada cinco pessoas já sentiu inchaço, refluxo gastroesofágico ou até mesmo prisão de ventre

© DR

Lifestyle MÁ DIGESTÃO 17/10/16 POR Notícias Ao Minuto

Os problemas de estômago são dos mais desconfortáveis que se pode ter. Embora sejam comuns e até mesmo inofensivos, são muitas vezes desvalorizados ou disfarçados, acabando por não receber o devido tratamento.

PUB

À revista norte-americana Women’s Health, o gastrenterologista Joshn Kisiel revela que uma em cada cinco pessoas já sentiu inchaço, refluxo gastroesofágico ou até mesmo prisão de ventre. Mas existem outros problemas de estômago bastante comuns. Conheça:

O refluxo gastroesofágico provoca uma intensa sensação de ardor no estômago, no cimo do abdominal e no peito, podendo ocorrer após as refeições mais pesadas ou sempre que se ingere um alimento mais apimentado ou cítrico. Tomar medicamentos adequados para o caso e seguir uma dieta equilibrada são as melhores formas de prevenir novos episódios.

Comumente associada a refeições mais pesadas e menos equilibradas, a indigestão é um outro problema frequente e que pode ser acompanhado por inchaço, dor de barriga e náusea. O tratamento, explica o médico, poderá também passar pela ingestão de medicamentos capazes de bloquear o ácido produzido durante o processo de digestão.

Mais grave e com a necessidade de uma maior atenção está a síndrome do intestino irritável, uma condição que além de desconforto físico causa diarreia ou prisão de ventre e cujo diagnóstico pode acontecer apenas passados seis meses de dor abdominal. O sinal de alerta acontece quando à dor se junta a febre, o sangue nas fezes, a anemia e uma inexplicável perda de peso.

Também comum é a incapacidade de defecar regularmente, uma situação que se caracteriza por uma obstipação funcional – algo que afeta 15% dos adultos, como indica um estudo da American Journal of Gastroenterology.

Mais comum entre mulheres do que homens, a dor da parede abdominal é uma outra condição estomacal recorrente e que merece uma avaliação por parte dos médicos, especialmente quando a dor é intensa e se verifica uma incapacidade em manter o corpo numa determinada posição.

Leia também: 12 benefícios do mel natural que você nem imagina

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Suor 15/05/24

Odores nas axilas: O que podem indicar e quando procurar ajuda médica

Lifestyle Cardiologia 16/05/24

Médico alerta sobre doença silenciosa que afeta 51 milhões de brasileiros

Lifestyle Signos 15/05/24

Três signos que são 'mestres da culinária'

Lifestyle Ansiedade 16/05/24

Doze alimentos que ajudam a aliviar a ansiedade

Lifestyle Alimentação 16/05/24

Quer preservar a memória? Aposte em alimentos ricos em antioxidantes

Lifestyle Fitness 15/05/24

Dá para entrar (e se manter) em forma sem sofrer muito: É assim!

Lifestyle Saúde 16/05/24

Pesquisa: o que mudou após fim da proibição de doação de sangue por gays?

Lifestyle Vícios 16/05/24

Cigarro eletrônico pode causar dificuldade para dormir, aponta entidade médica

Lifestyle Destinos 16/05/24

O destino turístico mais popular no ano que você nasceu!