Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
--º
MIN --º MÁX --º

Edição

O que cada dor de barriga pode dizer sobre a sua saúde

Ter dores de barriga geralmente é um sinal de que algo não está bem na sua saúde. Mas sabe o que cada tipo de dor quer dizer?

O que cada dor de barriga pode dizer sobre a sua saúde
Notícias ao Minuto Brasil

12:25 - 03/02/16 por Notícias ao Minuto Brasil

Lifestyle Saúde

São inúmeros os motivos possíveis para ter dores de barriga mas são também vários os tipos de dores de barriga. Saiba o que cada tipo quer dizer sobre a sua saúde e o que deve fazer.

Ao Mirror a Dra. Reshma Rakshit explica que “a barriga é uma parte importante do corpo humano e está significativamente ligada ao estado geral de saúde e doença”. No entanto, “muitas pessoas aguentam o desconforto porque acham que tais dores são comuns”. A especialista ajuda a identificar as queixas mais comuns:

Uma pontada fina no lado direito da parte superior do abdômen. Podem ser pedras na vesícula. Além desta dor muitas pessoas sentem ainda dores nas costas e no ombro direito. Pode ainda ter urina de cor escura, fezes de cor clara ou febre. Se sentir estes sintomas deve falar com o seu médico.

Inchaço e desconforto.  Muitas vezes se deve ao excesso de gases. Este tipo de desconforto é muito comum e pode ser devido à alimentação ou ao fato de comer muito rápido. Medicamentos de fácil acesso podem aliviar o problema. No entanto, destaca a especialista, “a barriga inchada pode ocasionalmente indicar problemas de saúde sérios, como tumores”, por isso se for muito frequente deve falar com o seu médico.

Leve a forte dor na parte superior do estômago. Pode indicar uma úlcera. Pode desenvolver uma úlcera no estômago por tomar medicamentos muito fortes ou pela instalação de uma bactéria chamada ‘helicobacter pylori’. “A dor pode espalhar-se para as costas e geralmente surge antes ou depois das refeições” explica a especialista. Se estas dores são comuns deve falar com o seu médico e fazer uma endoscopia.

Uma dor fina no fundo da barriga do lado direito. Pode ser apendicite. Neste caso a dor de barriga pode ser acompanhada de náuseas, vômitos, febre, ou sensação da perna presa. Mas a dor pode ainda começar na zona do estômago e depois deslocar-se para o fundo da barriga. Se não for operado a tempo um caso de apendicite aguda pode mesmo levar à morte por isso deve ir ao médico.

Dor abdominal e diarreia. Pode ser uma gastroenterite. É bastante comum e “geralmente é provocada por uma intoxicação alimentar ou uma infecção viral”, explica a Dra. Rakshit. Os sintomas são dor de estômago, diarréia, vômitos e febre e podem durar de um dia a três semanas. Deve tentar manter-se hidratado e tomar paracetamol, recomenda a especialista.

Dor de estômago com inchaço abdominal. Pode ser síndrome do intestino irritado. Para já as causas são desconhecidas mas pode ser agravado pelo estresse. Além da dor de estômago e do inchaço abdominal pode provocar diarreia ou intestino preso. Se for algo persistente deve aconselhar-se com o seu médico. 

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Brasil Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório