'A PEC 241 vai passar no Senado', garante senadora

Em entrevista à Mariana Godoy na Rede TV!, nesta sexta-feira (28), a senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) disse que não existe a menor chance de a PEC ser barrada

© Reprodução

Política teto de gastos 29/10/16 POR Notícias Ao Minuto

O Mariana Godoy Entrevista desta sexta-feira (28) discutiu a controversa Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, comumente chamada pela imprensa de 'PEC do teto dos gastos públicos'. Polêmica e alvo de inúmeras críticas, a PEC 241 tem no Congresso a certeza da aprovação, mas inúmeros especialistas se manifestaram em público para afirmar que ela será catastrófica para o país, sacrificando, sobretudo, as camadas mais pobres da população.

PUB

Segundo esse grupo contrário, saúde e educação serão sucateadas e o salário mínimo também sofrerá grande perda de valorização. Os convidados do programa, os senadores Paulo Bauer (PSDB-SC), líder do partido no Senado, e Rose de Freitas (PMDB-ES), líder do governo no Congresso, tentaram convencer a população de que essa saída é necessária.

A senadora Rose de Freitas tentou explicar porque a PEC precisa, sob seu ponto de vista, ser aprovada, mas não sem antes criticar os últimos três anos do governo Dilma Rousseff que, segundo ela, não tiveram nenhum orçamento aprovado. Ela ainda afirmou que a situação do país é difícil: "Estamos no auge de uma crise no Brasil, não temos dinheiro pra gastar. Se der mais um tempinho, nas condições em que está hoje, o Brasil vai quebrar".

Mariana Godoy citou um texto publicado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nesta semana que critica abertamente a PEC 241 e classifica a proposta como "injusta e seletiva, que supervaloriza o mercado em detrimento do Estado". A senadora Rose de Freitas comentou o posicionamento da CNBB e deu números estimados da dívida pública do país para justificar a necessidade de aprovar a emenda.

A professora de economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Cristina de Mello também participou da discussão e mostrou, focando experiências internacionais, porque é contrária à aprovação da PEC 241. Ela foi taxativa: "A PEC não é garantia de diminuição da dívida pública. Estamos colocando um teto muito elevado para os gastos públicos".

Neste momento, a senadora Rose de Freitas foi direta e garantiu que "a Proposta de Emenda à Constituição vai passar no Senado" e sentenciou que não existe a menor chance de ser barrada.

Leia também: Candidato sugere 'super bonder' para doméstica não engravidar

Leia mais sobre Política aqui. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 19 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 22 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 19 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Antártida Há 20 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama CAMILA-MOURA Há 23 Horas

Camila Moura bate recorde no Instagram e agradece aos fãs

lifestyle Challenger deep Há 22 Horas

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

tech Ataque Há 1 Hora

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Titanic Há 5 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

fama Luto Há 4 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 2 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte