Em posse, Temer não agradece Calero e diz que Freire "salvará o país"

Evento de posse do movo ministro da Cultura foi fechada aos veículos de imprensa

© Beto Barata/PR

Política minc 23/11/16 POR Folhapress

Em cerimônia fechada aos veículos de imprensa, o presidente Michel Temer não agradeceu e não mencionou o nome nesta quarta-feira (23) de Marcelo Calero em evento de posse do novo ministro da Cultura, Roberto Freire.

PUB

O ex-titular da pasta pediu demissão na última sexta-feira (18) e acusou o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, de pressioná-lo a liberar a obra de um empreendimento imobiliário no qual ele tem um apartamento.

O agradecimento ao trabalho do ministro anterior é comum em cerimônias de posse realizadas pela Presidência da República. No único momento em que se referiu a Calero, Temer o chamou apenas de "outro companheiro".

Em discurso, a uma plateia sem a presença de nomes de peso da classe artística ou intelectual, o presidente disse que o Ministério da Cultura "ganha muito" com Freire e afirmou que ele "vai salvar o Brasil".

"Nós temos hoje a absoluta certeza de que o governo federal está ganhando muito. E se o governo federal foi bem até agora, a partir do Roberto Freire vai ganhar céu azul, velocidade de cruzeiro e vai salvar o Brasil", disse.

O peemedebista disse ainda que, quando assumiu o Palácio do Planalto, Freire era sua primeira opção para pasta. No entanto, o novo ministro abriu mão do cargo quando ela foi fundida ao Ministério da Educação, o que levou o presidente a escolher o nome de Calero.

Temer chamou de "grita" os protestos à época da classe artística contra o rebaixamento da pasta e disse que, quando decidiu recriá-la, já havia "outro companheiro" para assumi-la. O peemedebista ressaltou ainda que dar posse a Freire é para ele uma "felicidade cívica e pessoal".

"Houve uma grita natural na área cultural à junção das pastas e acho que nós, alertados, devemos verificar a procedência ou improcedência dessas contestações.

Quando são legitimas, você revê o ato e foi isso que fiz. Mas, a essa altura, não foi possível levá-lo, porque já havia outro companheiro na então Secretaria de Cultura", disse.

Em meio à polêmica, o presidente fechou à imprensa a posse do novo ministro. A prática não é comum no Palácio do Planalto. No governo peemedebista, o único ministro que havia até hoje tomado posse em cerimônia fechada era o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn.

DIÁLOGO

Em entrevista após a cerimônia de posse, Freire disse que não sabia que o evento seria fechado e afirmou que pretende conversar com Calero para dar continuidade a iniciativas da gestão anterior.

Como seu antecessor, ele criticou a tentativa de se "satanizar" a Lei Rouanet, instrumento de financiamento de atividades culturais por meio de isenção fiscal. O ministro, contudo, ressaltou que pretende retirar no Congresso Nacional projeto que altera a iniciativa para reavaliá-lo.

Freire ressaltou ainda que já conversou com a presidente do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Kátia Bogéa, e que ela será mantida no cargo.

Segundo Calero, Geddel chegou a ameaçar pedir a demissão de Kátia ao presidente Michel Temer caso o parecer técnico do Iphan não fosse alterado. Em entrevista à Folha, contudo, Geddel negou a acusação. Com informações da Folhapress.

LEIA TAMBÉM: Conselheiro da Comissão de Ética pede afastamento do caso Geddel

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Insólito Há 12 Horas

Viúvo casa com sogra e cerimônia é organizada pelo sogro; entenda

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 10 Horas

Putin ameaça ataque nuclear contra o Ocidente na Ucrânia

mundo França Há 6 Horas

Jovem mata a avó com serra elétrica e tenta esconder corpo no galinheiro

mundo México Há 13 Horas

Três turistas são mortos e jogados em poço em viagem de surf no México

mundo Espanha Há 8 Horas

Jovem morre atropelado por metrô após descer à linha para urinar

mundo EUA Há 5 Horas

Homem dispara contra padre durante missa e arma trava: "Milagre"

politica Bolsonaro Há 12 Horas

Bolsonaro volta a ser internado em Manaus após infecção na perna e no braço

brasil Rio Grande do Sul Há 13 Horas

Quase 850 mil pessoas são afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 14 Horas

Polícia surpreende homem que queria companhia para festejar aniversário

brasil CHUVA-RS Há 14 Horas

Temperaturas caem e RS terá onda de frio a partir de quarta-feira (8)