Mitos e verdades sobre a validade dos medicamentos

Com medicamentos, todo cuidado é pouco

©

©

Lifestyle Remédio 29/11/16 POR Vânia Marinho


A legislação de todos os países exige que os medicamentos comercializados tenham um prazo de validade.

PUB

O fato de os medicamentos terem validade é uma questão de saúde ou uma estratégia para que se compre mais? A BBC Espanha entrevistou especialistas que revelaram que a Organização Mundial da Saúde atesta que os prazos de validade não devem ultrapassar cinco anos. No entanto, há fórmulas que resistem mais tempo, mas a legislação impede que essa informação seja passada.

O que acontece se alguém tomar um medicamento com a validade expirada? “Normalmente nada”, diz José Ramón Azanza, diretor de farmacologia da Clínica Universidade de Navarra, em Espanha. E acrescenta: “São raríssimos os remédios que podem produzir efeitos tóxicos em pacientes após a data de validade expirar". Mas tampouco o medicamento irá surtir efeito. Portanto, é uma questão muito mais de eficácia do que de tolerância. Ou seja, o mais provável é que o medicamento não funcione pelo menos tão bem como dentro da validade. No entanto não é garantido que depois do prazo de validade os medicamentos sejam inofensivos, por isso não se recomenda a sua toma.

E no caso das aspirinas, não há riscos? Um dia ou uma semana não é a mesma coisa que seis meses ou um ano. Mas os especialistas recomendam que não tome aspirina muito tempo depois da validade porque a degradação do princípio ativo da aspirina, o ácido acetilsalicílico, forma outra substância, o salicilato, que é abrasivo e não deve ser consumido por via oral.

Um medicamento pode perder a eficácia dentro do prazo de validade? José Ramón Azanza explica que os medicamentos contêm substâncias químicas cujas estruturas podem ser alteradas em reação a fatores como umidade, temperatura e a incidência de luz solar. Portanto, a forma como armazena os seus medicamentos é muito importante para garantir a sua eficácia.

As vitaminas não precisam dos mesmos cuidados? Precisam sim, o princípio é o mesmo. O seu funcionamento é garantido dentro do prazo de validade e se for armazenado devidamente.

Nos colírios também é preciso respeitar a validade? Muitos colírios – remédios que se aplicam diretamente à conjuntiva do olho – não contêm conservantes para evitar problemas de irritação ocular. Portanto, assim que o frasco é aberto, devem ser usados de acordo com a orientação médica e jogados fora após o tratamento, mesmo que estejam dentro do prazo de validade.

Leia também: Confira cuidados importantes na hora de viajar durante a gestação

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 13 Horas

Mulher vence loteria de 1 milhão pela segunda vez em 10 semanas

mundo EUA Há 15 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Brasil Há 12 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

tech Espaço Há 14 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

tech WhatsApp Há 13 Horas

WhatsApp deixa de funcionar em 35 celulares antigos; veja a lista

fama MADONNA-RIO Há 14 Horas

Madonna passa som em Copacabana com Pabllo Vittar; veja as fotos

fama Bastidores da TV Há 12 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil CHUVA-RS Há 14 Horas

Temporais no RS matam 31, inundam cidades e isolam moradores sem resgate

fama Brad Pitt Há 11 Horas

Brad Pitt faz passeio romântico com a namorada Ines de Ramon

brasil CHUVA-RS Há 11 Horas

Temporais devem continuar a atingir o RS e vão chegar a SC até o fim de semana