Como lidar com o envelhecimento de forma saudável?

Psicóloga ensina como enfrentar o passar dos anos com positividade

© iStock

Lifestyle IDADE 26/12/16 POR Notícias Ao Minuto

Muitas vezes o passar dos anos vem acompanhado de uma sensação de angústia por nos darmos conta do passar do tempo e percebermos que estamos envelhecendo. Lidar com essa questão é um dos principais dilemas da sociedade, basta observarmos tantos poetas, de Camões a Drummond, que expuseram seus anseios sobre as transformações das etapas da vida. Para orientar as pessoas a lidar com o envelhecimento de forma saudável a psicóloga do São Cristóvão Saúde, Aline Melo aborda o tema.

PUB

“A aceitação do envelhecer é algo único, relacionado às experiências de vida, laços afetivos e realizações que alcançou”, explica a psicóloga. A cultura em qual este indivíduo está inserido também contribui para uma melhor ou pior aceitação do envelhecimento. “No Oriente, por exemplo, os idosos são reconhecidos como sábios e que devem ser respeitados. Porém, no Ocidente, é comum a conotação desrespeitosa, considerando-os antigos e ultrapassados”, comenta.

Aline também enfatiza outro ponto quanto à percepção do passar dos anos, que é o acúmulo de frustrações. Enxergar que os planos que haviam sido feitos não foram cumpridos e acreditar que não há mais tempo hábil para realizá-los geram angústia. “O fim de ano é só um gatilho para dar acesso a insatisfações já presentes e que muitas vezes não damos atenção no decorrer dos dias e, às vezes, acabam sendo evidenciadas neste momento”, reflete a especialista.

Também a dificuldade em se adaptar com mudanças e perdas pode atrapalhar a forma de lidar com o tempo. “É preciso observar como foi a transição da adolescência para a vida adulta, se apresentou algum contratempo em lidar com novas experiências e situações de perda, como a de um emprego ou até mesmo de um ente querido”. Ela ensina que a primeira coisa que devemos fazer nesses casos é vivenciar esse sentimento. “Sentir saudade do passado significa que deixou um rastro de amor e que foi importante para a pessoa. Porém, é necessário se permitir novas alegrias no presente, sem se esquecer das boas lembranças”.

Mais uma questão sobre o envelhecimento que preocupa principalmente a sociedade dos dias de hoje é a transformação do corpo. “Homens e mulheres realizam cada vez mais cirurgias plásticas, utilizam cosméticos e tratamentos de beleza para retardar esse processo”, afirma a psicóloga. Aline aconselha que para lidar melhor com o passar dos anos é preciso trabalhar o sentimento de gratidão. “Se há a possibilidade de vivenciar esta fase, mesmo de angústias, é porque conseguimos estar vivos até o momento e assim ter a oportunidade de construir mais boas memórias. Sempre há tempo de criar novos objetivos condizentes com nossas condições físicas e mentais”, finaliza.

Leia também: Falsa magra? Saiba a composição do seu corpo e vá além da balança

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 10 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 8 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 10 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

tech Ataque Há 7 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Argentina Há 9 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Casais famosos Há 2 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama Redes Sociais Há 41 mins

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Antártida agora mesmo

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

lifestyle Signos Há 7 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!