10 dicas e 10 roubadas para quem vai curtir o Carnaval em Salvador

Organizar-se de antemão pode ser fundamental para cair na folia

© Fotos Públicas

Lifestyle CAIA NA FOLIA! 25/02/17 POR Folhapress

Aproveitar o máximo é um dos desejos de qualquer folião no Carnaval. E numa das maiores festas do país, em Salvador, atrações sobram para quem quiser ficar a semana inteira na festa. Para isso, organizar-se de antemão pode ser fundamental. Até para não cair em roubadas.

PUB

Leia também: 4 dicas para manter a pele do rosto hidratada no Carnaval

Veja a seguir dez dicas sobre o que fazer e dez conselhos para evitar roubadas que a reportagem separou para quem quiser curtir a folia nas ruas da capital baiana.

DICAS: pôr do Sol no Farol

A saída de trios do Farol da Barra no final da tarde é a oportunidade de aproveitar o Carnaval e aproveitar um dos lugares com o pôr do sol mais bonito da cidade. Se estiver no circuito do Campo Grande, a melhor vista é a da praça Castro Alves.

ROUBADA: ir de carro

Se vai para um dos circuitos do Carnaval, deixe o carro em casa. As opções de estacionamento são mínimas e as chances de seu carro ficar num local distante são enormes. Além disso, há guardadores de carro cobrando preços extorsivos no entorno dos três principais circuitos.

DICA: saída do Ilê

Fugindo dos circuitos tradicionais da festa, vale ir à Senzala do Barro Preto no sábado (25) para conferir a saída do Ilê Aiyê, um dos mais tradicionais blocos afros de Salvador. O bloco percorre as principais ruas do Curuzu, no bairro da Liberdade. De lá, segue para o Campo Grande.

ROUBADA: comida de rua

Espetinho, queijo coalho, cachorro-quente, batata frita. Não faltam opções de comida de rua no Carnaval. Mas não custa evitar alimentos de procedência duvidosa e manuseados sem higiene. Dê preferência a food trucks e lanchonetes no entorno dos circuitos.

DICA: Habeas Copos

Na quarta-feira (22), abertura oficial do Carnaval, vá conferir os bloquinhos que desfilam acompanhados de bandas de fanfarra na Barra. Destaque para os tradicionais Habeas Copos e Gravata Doida. É um dos espaços mais democráticos da festa em Salvador.

ROUBADA: táxis e mototáxis

Taxistas costumam cobrar preços fora do taxímetro para corridas mais curtas. Se isso acontecer com você, denuncie no telefone 118. Os mototaxistas são liberados durante o Carnaval. Mas atenção com os clandestinos: os profissionais autorizados estarão uniformizados e usam equipamentos de segurança como capacete e colete sinalizador.

DICA: Cravinho no Pelô

No Pelourinho, experimente o tradicional "Cravinho", bebida de infusão à base de cravo, mel e limão. Se aguentar a segunda e a terceira doses, tente também as infusões "Senzala" e "Jatobá". Mas é bom maneirar: as bebidas são fortes e, reza a lenda, afrodisíacas.

ROUBADA: infusões

Clandestinos costumam vender bebidas de infusões como "cravinho" e "príncipe maluco" ou batidas como "capeta". Evite. Como não há garantia da procedência da bebida, dê preferência à cerveja.

DICA: Furdunço

Na tarde da sexta (24) de Carnaval, o Campo Grande é invadidos por fanfarras e minitrios no Furdunço, espaço onde são proibidos grandes trios e blocos com cordas. Lembre de clássicos do axé acompanhando o Pranchão do Alavontê e confira o Navio Pirata, minitrio da BaianaSystem.

ROUBADA: banheiros

Problema crônico em festas como a de Salvador, os banheiros químicos são insuficientes e quase sempre estão sujos. O resultado é que a maioria dos homens apela para o xixi na rua, espalhando cheiro de urina no entorno dos circuitos.

DICA: Filhos de Gandhy - Ajaiô!

Não deixe de conferir o desfile bloco Filhos de Gandhy. Fundado por estivadores nos anos 1940, é o principal e mais famoso afoxé do Carnaval de Salvador e enche a avenida com suas roupas e turbantes brancos e cheiro de alfazema. Mas atenção, mulheres: um colar do Ghandy vale um beijo.

ROUBADA: show em camarote

Nada contra, mas vá lá: não é preciso vir para o Carnaval para assistir um show privado de um cantor sertanejo ou um DJ famoso. Se vai para um camarote, conecte-se com a avenida. A energia da festa está lá.

DICA: roupas confortáveis

O calor do verão em Salvador castiga. Use roupas leves e confortáveis e evite salto alto: são grandes as chances de ele ficar encravado em uma das ladeiras de pedra do Pelourinho.

ROUBADA: colar na corda

Se você gosta de um artista, mas não conseguiu um abadá do bloco, procure um espaço para acompanhar a passagem do bloco. Mas pense duas vezes antes em seguir o trio elétrico de fora da corda. A junção das músicas agitadas do ex-chicleteiro e espaço apertado pode ser sinônimo de confusão.

DICA: praias

Separe um dia para aplacar o calor do verão de Salvador na praia. Na capital, as praias de Stella Maris, Flamengo e Aleluia são as mais recomendadas. Se quiser esticar um pouco mais, suba o litoral norte vá até Itacimirim, Praia do Forte e Imbassaí.

ROUBADA: praias

Evite as praias próximas ao circuito da festa -como Porto da Barra, Farol da Barra e Ondina- que costumam receber mais lixo do que o normal no período de Carnaval. Se quer praia, separa um dia e vá para uma mais distante dos circuitos da folia.

DICA: madrugada no Farol

Novidade do Carnaval deste ano, palco montado junto ao Farol da Barra estica a festa com shows que mesclam artistas de axé com uma programação mais alternativa que inclui Emicida e BNegão.

ROUBADA: pipoca na Barra ou Avenida Sete

Se acompanhar seu artistas favoritos em um ponto fixo como "folião-pipoca", escolha bem onde ficar. Nos circuitos Dodô e Ondina possui mais espaço para brincar fora das cordas do que na Barra. No circuito Osmar, evite a estrita Avenida Sete de Setembro. Fixe-se no Campo Grande ou Praça Castro Alves.

DICA: saia cedo

Evite os engarrafamentos no entorno dos circuitos da festa. Chegue cedo e prefira ônibus ou táxis para chegar à rua, bloco ou camarote preferido.

ROUBADA: monopólio da cerveja

Nos circuitos do carnaval de Salvador, haverá cerveja de uma só marca. A restrição segue o "modelo Fifa" e faz parte do acordo de patrocínio firmado pela prefeitura. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 19 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 21 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

brasil CHUVA-RS Há 17 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

fama Sean Diddy Combs Há 21 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 21 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 20 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 22 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 22 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 20 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

tech Apple Há 22 Horas

O iPhone 16 poderá ter melhor bateria do que o antecessor