Conheça a receita do zeppoline, doce típico de Nápoles

Sobremesa costuma ser presenteada aos pais no Dia de San Giusepp

© Reprodução / TripAdvisor

Lifestyle GASTRONOMIA 21/03/17 POR ANSA

 

PUB

A cozinha napolitana é famosa por vários pratos e especialidades típicas, como a sua pizza, considerada pelos seus habitantes a verdadeira pizza italiana, e os seus doces. Entre eles se destaca os zeppoline, pequenos e deliciosos bolinhos fritos repletos de história. Tradicional da região da Campânia, a sobremesa começa a ser preparadas todos os anos na época de Carnaval, na qual a fritura é um sinal de abundância, e especialmente no dia 19 de março, quando é comemorado na Itália, e em outros países católicos, o Dia de San Giuseppe (Dia de São José, no Brasil), mais conhecido como o Dia dos Pais.

Leia também: Aprenda a fazer um pão de queijo saudável, com chia e linhaça

Nesta data tão especial, é comum que os pais sejam presenteados pelos seus filhos com doces, que variam de região para região da Itália, e que, em Nápoles, costumam ser os zeppoline. No entanto, na cidade italiana, o doce, simples, barato, fácil de ser feito e muito saboroso, acaba também podendo ser encontrado durante o resto do ano, sendo vendido em bares ou até na rua.

Muitos dizem que a sobremesa, feita basicamente com farinha, água, sal, açúcar e fermento, foi inventada pelas freiras de San Gregorio Armeno, enquanto outros afirmam que a criação se deve às religiosas de Croce di Lucca e terceiros ainda dizem que o doce certamente surgiu com as beatas do Splendor, mas em todas as hipóteses, a história começa em Nápoles. O que se sabe com certeza é que a primeira vez na qual a receita do famoso "bolinho" foi escrita foi na obra "Cucina Teorico-Pratica", um tratado na cozinha napolitana do cozinheiro e duque da cidade de Buonvicino Ippolito Cavalcanti, em 1837. Confira a receita dos famosos zeppoline: Ingredientes: 630 gr de farinha; 500 ml de água; 10 gr de sal; 20 gr de açúcar; 3,5 gr de fermento.

Modo de preparo:

Em uma vasilha, despeje a água, o sal, o açúcar e o fermento e dê uma leve mexida. Em seguida, acrescente a farinha no mesmo recipiente e misture todos os ingredientes com a mão até que a massa fique com uma consistência quase lisa. Depois, deixe a mistura descansar entre 2h30 e 3h na geladeira.

Após este período, faça pequenas bolas da massa com a mão e as jogue em uma panela com óleo aquecido a 160° para fritá-las. Já fritas, passe açúcar e canela a gosto na superfície dos bolinhos. Se quiser, acrescente ganache de chocolate ou nutella por cima para enfeitar. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 12 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

mundo EUA Há 11 Horas

Mulher vence loteria de 1 milhão pela segunda vez em 10 semanas

brasil Brasil Há 9 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

fama Bastidores da TV Há 9 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

tech Espaço Há 11 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

brasil CHUVA-RS Há 11 Horas

Temporais no RS matam 31, inundam cidades e isolam moradores sem resgate

tech WhatsApp Há 10 Horas

WhatsApp deixa de funcionar em 35 celulares antigos; veja a lista

fama MADONNA-RIO Há 11 Horas

Madonna passa som em Copacabana com Pabllo Vittar; veja as fotos

fama Brad Pitt Há 8 Horas

Brad Pitt faz passeio romântico com a namorada Ines de Ramon

lifestyle Sintomas Há 19 Horas

Sente alguma dessas coisas? Você pode estar com problemas no coração