Papa pede fim da violência no Paraguai e na Venezuela

"Rezo por esses povos", disse o pontífice

© Reuters

Mundo Últimas Notícias do Mundo 02/04/17 POR Ansa

O papa Francisco fez neste domingo (2) um apelo em defesa do fim da violência no Paraguai e na Venezuela, países da América Latina que vivem um momento de alta tensão nos últimos dias.

PUB

"Sigo com viva atenção o que está acontecendo na Venezuela e no Paraguai. Rezo por esses povos, a mim tão caros, e convido todos a perseverarem, evitando qualquer violência, na busca de soluções políticas", afirmou o líder da Igreja Católica, durante uma visita a Carpi, no norte da Itália.

A crise paraguaia eclodiu na última sexta-feira (31), quando senadores aprovaram uma emenda constitucional que permite ao atual presidente do país, o conservador Horacio Cartes, concorrer à reeleição em 2018.

A medida contou com apoio do esquerdista Fernando Lugo, deposto por um impeachment em 2012. Em resposta, manifestantes ligados ao Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), de oposição, invadiram o Congresso, em Assunção, e atearam fogo em objetos.

O ato terminou com uma pessoa morta, Rodrigo Quintana, de 25 anos, um dos líderes da juventude do PLRA. A emenda da reeleição foi aprovada em uma votação a portas fechadas e ainda precisa ser apreciada pela Câmara dos Deputados, que adiou uma sessão para discutir o projeto por conta das manifestações, e em um referendo popular.

Se a medida for aprovada, tanto Cartes quanto Lugo poderão concorrer a um novo mandato de cinco anos em 2018, possibilidade que é vetada pela Constituição do Paraguai.

Já a crise venezuelana se arrasta há vários meses, mas se agravou na última quarta-feira (29), quando o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) suspendeu todas as funções da Assembleia Nacional, a quem acusa de descumprir ordens judiciais, e assumiu para si o poder Legislativo.

O TSJ, espécie de Supremo Tribunal Federal da Venezuela, é fiel ao presidente Nicolás Maduro, enquanto o Parlamento é dominado pela oposição. A decisão da corte gerou protestos por todo o país, além de denúncias de golpe de Estado, e acabou revertida no último sábado (1º).

"Não sabia de nada que a Corte Suprema estava fazendo, não fui eu que escrevi a sentença", garantiu Maduro. Ainda assim, o Mercosul já iniciou o processo de aplicação da Cláusula Democrática, que pode resultar na expulsão da Venezuela do bloco. Com informações da ANSA.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 11 Horas

Mãe pede e filma filho se despedindo do pai momentos antes de matá-lo

brasil Rio Grande do Sul Há 4 Horas

Inmet emite alertas de grande perigo para RS e regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul

justica Goiânia Há 12 Horas

Mãe admite ter retirado sonda de alimentação e oxigênio do filho pequeno

mundo Olivier Masurel Há 10 Horas

Acidente aéreo: campeão de voo acrobático morre após colisão com abutre

mundo Guerra Há 8 Horas

Ucrânia detém agentes russos que preparavam assassinato de Zelensky

brasil CHUVA-RS Há 11 Horas

Porto Alegre esvazia bairros após falha em sistema de escoamento, e número de desabrigados dobra no RS

brasil CHUVA-RS Há 11 Horas

Se não é todo mundo aqui, ia ter corpo boiando, diz voluntário de resgates no RS

fama MET Gala Há 12 Horas

Veja os looks dos famosos no tapete vermelho do Met Gala, em Nova York

mundo Bioparc Há 3 Horas

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

esporte França Há 9 Horas

Kylian Mbappé aceita desafio e promete correr contra Usain Bolt