Conheça a origem da tradicional Colomba Pascal italiana

Receita tem formato de pomba, que simboliza a paz

© iStock

Lifestyle PAZ 17/04/17 POR POR AMANDA SAMPAIO E LUCIANA RIBEIRO, PARA ANSA

 

PUB

Considerada uma das receitas italianas símbolos da celebração da Páscoa, a colomba pascal é um doce que não pode faltar à mesa de muitos brasileiros durante a Semana Santa. Com aroma suavemente cítrico, maciez e açúcar na medida, a receita foi criada entre 560 e 572 d.C na região de Lombardia, ao norte da Itália, quando o rei Alboíno teria ganho de um padeiro da cidade de Pavia um doce com o formato de uma pomba, que simboliza a paz. O monarca, que até então estava transtornado devido aos problemas da guerra e à resistência militar na cidade italiana, teria se acalmado e desistido de sua vingança após receber o presente.

Leia também: Receita fit: Ovo de Colher com Bolo de Cenoura e Óleo de Coco

Desde então, a típica receita italiana, batizada de Colomba ("Pomba", em tradução livre), se tornou para boa parte da população um símbolo da paz. No entanto, a maioria dos religiosos acreditam que a iguaria representa a presença do Espírito Santo. A confeiteira do ateliê Lu Bonometti Biscotti & Dolcezze, Luciana Bonometti, diz que a principal diferença entre a colomba pascal e o panetone "está na quantidade de ingredientes que vai na massa. A colomba é um pouco mais pesada, ao contrário da massa do panetone", afirmou.

Segundo Bonometti, na receita natalina também "é acrescentado raspas de limão, além de raspas de laranja". Especialista na receita, a doceira, que aprendeu as técnicas típicas dos italianos na cidade de Brescia, leva mais de 48 horas para produzir o doce.

"A colomba pascal é feita em três etapas, nas duas primeiras é preciso alimentar o fermento, já que ele é um ser vivo. Depois que a massa estiver pronta aí coloca as frutas cristalizadas ou gotas de chocolate. Somente depois que cobrir, a gente leva ao forno", explicou Bonometti.

Antes de assar, é possível colocar damasco e até pedaços de amêndoas na cobertura da colomba. No entanto, é preciso tomar cuidado para não colocar nenhum ingrediente pesado por cima da massa para não atrapalhar o crescimento do pão.

Outras variações de coberturas como marshmallow, doce de leite e brigadeiro podem ser usados a critério de quem for produzir a receita. Por sua vez, Bonometti afirma que o uso desses doces foge da tradição "e pode ser tudo menos Colomba Pascal", enfatizou. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 4 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama SAMARA-FELIPPO Há 22 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

justica Paraíba Há 2 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

brasil MORTE-SP Há 21 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

fama Anthony Vella Há 2 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

economia DESENROLA-BRASIL Há 4 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

fama Peculiares Há 19 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

fama Justin Bieber Há 22 Horas

Justin Bieber preocupa fãs ao compartilhar fotografias chorando

mundo EUA Há 3 Horas

Filha do co-fundador do Slack é encontrada em van com homem de 26 anos

esporte FUTEBOL-RACISMO Há 21 Horas

Vini Jr. cobra liga espanhola após novo caso de racismo