Valter Hugo Mãe: 'honra ser portador da voz dos índios'

Autor português foi à aldeia dos índios Anacé, em Caucaia, no Ceará, e reforçou luta pela terra

© Global Imagens

Cultura encontro 21/04/17 POR Agência Brasil

Na entrada da aldeia dos índios Anacé, em Caucaia, no Ceará, o escritor Valter Hugo Mãe parou de frente para dois indígenas que estendiam uma faixa dando-lhe boas-vindas. Ao lado de Climério Anacé, esperou a chegada do cacique Antonio Anacé, o grande anfitrião do povo.

PUB

Calçado com chinelos, o escritor português nascido em Angola atravessou o córrego que separa a entrada da comunidade da área do encontro: um espaço delimitado por troncos, que servem de bancos, debaixo de um frondoso cajueiro.

A conversa de Valter Hugo Mãe com os indígenas fez parte da programação da 12ª Bienal Internacional do Livro do Ceará. Autor de títulos como O filho de mil homens e A máquina de fazer espanhóis, o escritor lotou os auditórios do Centro de Eventos, onde ocorre a feira, nas duas palestras que proferiu no último fim de semana.

Os índios Anacé receberam o visitante vestidos a caráter, com acessórios típicos da tribo, e antes de iniciar a conversa, dançaram, entoaram cantos e fizeram silêncio em memória dos antepassados da etnia.

A reverência foi reconhecida pelo escritor. “Sou muito pequeno para a grandeza de vossa causa. A sensação que tenho é que venho visitar o Brasil original. Vocês são de verdade os anfitriões do Brasil. Eu, sendo português, é muito simbólico, pois vocês estão aqui sem que vossa cultura tenha sido eliminada. Vocês são os proprietários desta terra, pois a respeitam.”

Em 2015, os Anacés ocuparam a terra onde vivem hoje. No entanto, reivindicam a posse de 8,7 mil hectares, e não só dos 3 hectares que habitam. Segundo dados da Fundação Nacional do Índio (Funai), o processo demarcatório das terras está em fase de estudo. O local é alvo de disputa com empresários do ramo imobiliário.

“Não é todo mundo que gosta de cacique, dizem que somos invasores, mas não somos. Estamos resgatando o que nos foi tomado. Vivemos aqui independentes da Funai”, disse o cacique Antonio Anacé, que também é escritor. Na época da retomada das terras, o líder da aldeia chegou a ser preso pela Polícia Militar.

Para Valter Hugo Mãe, os Anacés foram generosos ao expor sua identidade e ao passar a mensagem de que tentam resolver suas questões por meio da amizade. “Uma das coisas que ouvi de mais aflitiva foi que, eventualmente, a bala que mata um índio vem de um gabinete. Essa ideia é muito triste. Sempre concebi minha vida e minha obra como uma mensagem daqueles que não protagonizam o poder do mundo. Aceito e tenho honra de ser portador da voz dos índios brasileiros, que são quem significam este país.”

Brasil nos livros

Autor de histórias que se passam na Islândia (A Desumanização) e no Japão (Homens imprudentemente poéticos), Valter Hugo Mãe foi cobrado por leitores brasileiros a escrever uma obra ambientada no Brasil. Diante do pedido, o escrito revelou que a experiência com os Anacés talvez renda a caracterização de um índio em um projeto ainda em construção.

“Eles usam expressões que eu usei num livro meu quando dizem que as pessoas são plantadas [a expressão é usada no livro "A desumanização"]. Na minha vida, isso aconteceu por um efeito puramente poético e é quase como ver a literatura na vida real que eles tenham isso como expressão de sua espiritualidade e de sua visão do mundo.”

A 12ª Bienal Internacional do Livro do Ceará vai até o próximo domingo (23).

Leia também: Iemanjá é celebrada em clipe da cantora Alessandra Leão

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 9 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 11 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 10 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 9 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 10 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 9 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 11 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

economia INSS Há 8 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

tech ESSILORLUXOTTICA-NEGÓCIOS Há 8 Horas

Maior fabricante de óculos escuros do mundo quer ser a número um em smart glasses

esporte Arábia Saudita Há 10 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens