Apple encerra produção do iPad no Brasil

Fabricação do produto em território brasileiro era autorizada desde 2012

© Reuters

Tech anúncio 29/04/17 POR Estadao Conteudo

A fabricante americana Apple encerrou a fabricação do tablet iPad no Brasil. Depois de dois meses de redução no ritmo de produção na fábrica da Foxconn em Jundiaí, no interior de São Paulo, a linha de montagem foi desativada, confirmaram várias fontes ao 'Estado'. A fábrica produziu várias versões do iPad no País, desde que o governo autorizou a fabricação do produto, em 2012.

PUB

De acordo com a vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo, Rosemary Prado, a linha de montagem do tablet da Apple começou a ser desmontada em 13 de março. "As demissões começaram com oito pessoas, depois dez", contou Rosemary. "Na última leva, na primeira quinzena de abril, foram mais 50 demitidos." No total, 130 pessoas trabalhavam na linha de produção do iPad.

Os cerca de 60 funcionários que restaram da equipe dedicada ao tablet da Apple estão em licença remunerada. O Estado entrou em contato com a Foxconn, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

De acordo com Rosemary, o sindicato negocia com a Foxconn a transferência desses funcionários para outras linhas de montagem da empresa, que fabricam outros produtos. "Temos esperança que eles sejam realocados", diz ela.

O grupo de funcionários que não foi demitido inclui duas gestantes e membros da Comissão de Segurança Interna e Prevenção de Acidentes (Cipa) da fábrica. Segundo o sindicato, a Foxconn ainda não decidiu se vai realocar esses empregados.

A linha de montagem do iPhone não sofreu impacto e continua a operar. Ainda não é possível se o fim da produção do iPad influenciará no preço local do produto. Segundo uma fonte, o preço da Apple já é alto e não deve ser alterado. Procurada, a Apple não quis comentar.

"Eles pararam de produzir o iPad no Brasil porque a venda de tablets só cai", disse uma fonte do setor de tecnologia, que preferiu não se identificar. "Não tinha volume (de vendas) para justificar produção local."

Mercado

O mercado de tablets no Brasil cai fortemente desde 2015, quando foram vendidos 5,8 milhões de tablets, baixa de 38% na comparação com 2014. No ano passado, as vendas de tablets caíram 32%.

"A alta do dólar, assim como o aumento da demanda pelos smartphones, fez muitos fabricantes deixarem esse mercado", explica o analista da IDC Brasil, Wellington La Falce. Para 2017, a estimativa de retração é de cerca de 7%. Com informações do Estadão Conteúdo.

Leia também: Nova foto do iPhone 8 deixa mais dúvidas do que certezas

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 15 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 14 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 18 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 17 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 16 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 16 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 16 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Bastidores da TV Há 8 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

fama Isabel Veloso Há 17 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 17 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens