Manifestante: 'convocar Exército foi covardia de presidente ilegítimo'

Testemunha defende que ato fortaleceu o sentimento de que o presidente foi impactado pela marcha das centrais sindicais

© Paulo Whitaker/Reuters

Brasil opinião 25/05/17 POR Notícias Ao Minuto

Um manifestante que esteve em Brasília na última quarta-feira, 24, participando dos protestos contra o governo federal criticou duramente as reformas que vêm sendo conduzidas pela atual administração e acusou o presidente Michel Temer de cometer um ato de covardia ao colocar as Forças Armadas nas ruas contra os opositores.

PUB

O decreto, assinado ontem pelo chefe de Estado, que autorizava o emprego das tropas, foi revogado na manhã desta quinta-feira. O anúncio foi feito mais cedo pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann.

"Na minha opinião, a convocação do Exército foi mais um ato de covardia de Temer. Ele não tem base popular alguma, não tem legitimidade alguma para continuar no cargo. E é por isso que essas manifestações ocorrem", disse o manifestante em entrevista à Sputnik, pedindo para não ser identificado. "Além de ilegítimo, ele não faz uma discussão ampla com a sociedade sobre as reformas [trabalhista e da Previdência], se limitando a empurrar tudo na nossa conta", acrescentou.

De acordo com o entrevistado, essas polêmicas reformas devem trazer ainda mais pobreza para a população brasileira, assim como ocorreu na Espanha, de onde teria vindo a inspiração do Palácio do Planalto. Ele defende que, embora realmente tenha sido registrada uma queda na taxa de desemprego no país europeu, isso não foi benéfico para a população.

"Os empregos eram todos precarizados. As pessoas tiveram perda considerável do poder aquisitivo. E repetir isso aqui seria uma tragédia. Um país que já é tão desigual como o Brasil vai ficar mais desigual ainda", concluiu.

Outra fonte que também participou do ato de ontem e também preferiu manter o anonimato revelou ter presenciado momentos de grande tensão na capital federal. Segundo essa testemunha, no início da confusão entre policiais e manifestantes, as centrais sindicais ainda tentaram manter os seus integrantes posicionados de maneira mais ou menos organizada, mas isso não foi possível por conta das bombas de gás atiradas e do spray de pimenta.

"Banheiros químicos foram tombados e incendiados durante a resistência. Após a evasão, as fachadas dos prédios de pelo menos três ministérios foram alvo da revolta dos manifestantes, que atiraram pedras nas vidraças e investiram com chutes e com o que mais tivessem à mão em portas, placas e pontos de ônibus. Testemunhamos manifestantes feridos (um perdeu uma das mãos), desacordados e uma criança chorando de pavor agarrada com a mãe no gramado da Esplanada (a mãe não conseguia se recompor e foi ao chão após inalar o gás atirado pela PM", narrou o ativista, revelando ter se deslocado até o Distrito Federal junto com um comboio proveniente de outro estado. "Deixamos o epicentro do conflito quando soubemos que havia sido utilizada arma de fogo, porém sem saber sua origem".

Ainda de acordo com ele, a notícia, ontem, sobre o acionamento das Forças Armadas fortaleceu o sentimento dos manifestantes de que tanto o presidente da República quanto os demais políticos que apoiam as polêmicas reformas foram significativamente impactados por essa manifestação. Com informações da Sputnik News Brasil.

LEIA TAMBÉM: Manifestante baleado durante marcha respira por aparelhos

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 19 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

justica Santos 05/05/24

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 22 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama BERNARD-HILL Há 21 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

brasil Rio Grande do Sul 05/05/24

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 20 Horas

Padre usa 200 mil reais do cartão da igreja para jogar 'Candy Crush'

brasil CHUVA-RS Há 21 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'

fama MADONNA-RIO Há 21 Horas

Tradutora da Globo viraliza ao evitar expressões sexuais de Madonna em show

politica Rio Grande do Sul Há 22 Horas

Lula chega a centro de operações do Exército em Porto Alegre para se reunir com Eduardo Leite