Egito pedirá para seus aliados suspenderem comunicações com Catar

Decisão de romper as relações diplomáticas com o Catar foi impulsionada pelas tentativas fracassadas de convencer Doha a deixar de apoiar grupos terroristas

© Mohamed Abd El Ghany / Reuters

Mundo boicote 05/06/17 POR Notícias Ao Minuto

O Egito pretende apelar a todos os países aliados, bem como companhias árabes e internacionais para tomarem medidas para cortar ligações de transporte com Catar, afirmou a chancelaria do Egito nesta segunda-feira (5).

PUB

Na madrugada de segunda, quatro países árabes, nomeadamente Arábia Saudita, Bahrein, Egito e Emirados Árabes Unidos romperam relações diplomáticas com Catar. Mais tarde a esta medida se juntaram os governos do Iêmen, da Líbia e das Maldivas.

Egito, assim como Arábia Saudita, Bahrein e Emirados Árabes Unidos, anunciou a suspensa de comunicações marítimas e aéreas com Doha.

"[O Egito] tomará as medidas necessárias para que seus países amistosos e companhias árabes e internacionais tomem medidas semelhantes em relação à suas rotas rumo a Doha", diz-se no comunicado do porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Egito.

O Ministério das Relações Exteriores do Egito afirmou que a decisão de romper as relações diplomáticas com o Catar foi impulsionada pelas tentativas fracassadas de convencer Doha a deixar de apoiar grupos terroristas, que são liderados pela organização Irmandade Muçulmana.

Mais cedo, a companhia aérea saudita, Etihad Airways, comunicou que vai suspender seus voos a Doha a partir da manhã de terça-feira (6).

Anteriormente, o Ministério das Relações Exteriores do Catar frisou ter pena da decisão dos quatro países árabes — Arábia Saudita, Bahrein, Egito e Emirados Árabes Unidos — de cortar relações com Doha, chamando de injustificáveis as medidas tomadas pelos países.

"Temos pena da decisão quanto ao corte das relações… estas medidas não são justificáveis e são baseadas em afirmações infundadas", diz-se no comunicado da chancelaria do Qatar, publicado pelo Al-Jazeera.

Qatar afirmou que fará todo o possível para "resistir às tentativas que visam influenciar na sociedade e economia do país". Além disso, Doha afirmou que as medidas dos países árabes não afetam a vida de seus cidadãos (Sputnik Brasil).

Leia também: Divulgada identidade de 1 das 7 vítimas mortais do ataque de Londres

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 16 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

justica São Paulo Há 23 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 23 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 23 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 23 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama MADONNA-RIO Há 16 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda

fama Rio de Janeiro Há 22 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento

fama AYRTON-SENNA Há 18 Horas

Galisteu revela 3 sonhos não realizados de Ayrton Senna