App aproxima visitantes e atrações do Museu Histórico

Ferramenta apresenta imagens imersivas em 360º do interior de todos os veículos em exposição na Galeria das Carruagens

© Divulgação 

Tech Rio de Janeiro 12/06/17 POR Notícias Ao Minuto

Com o objetivo de levar interatividade para o Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro (MHN), foram desenvolvidas tecnologias de holografia e realidade aumentada por meio do aplicativo MHN-GuideIn. A nova atração será lançada nesta terça-feira (13) para um grupo de estudantes convidados a fazerem uso das tecnologias em primeira mão.

PUB

Ao direcionar a câmera de smartphones ou tablets, a ferramenta permite ao usuário e visitante do museu, visualizar e examinar detalhes do interior de veículos expostos na Galeria das Carruagens, localizada no museu.

A iniciativa, que utiliza as tecnologias de realidade aumentada e holografia, é resultado de parceria entre o MHN; o Laboratório Lamce, instalado no parque tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e a startup Engset.

Com a aplicação, visitantes conseguem visualizar elementos virtuais tridimensionais sobre os painéis e cartazes da galeria. O usuário terá acesso também a imagens imersivas em 360 graus do interior de todos os veículos em exposição na galeria e poderá examinar detalhes do interior, direcionando o smartphone ou tablet como se estivesse no seu próprio veículo.

Para a instalação do projeto, todas as placas e painéis informativos da galeria foram modernizados. O aplicativo é gratuito e estará disponível para dispositivos da plataforma Android e iOS a partir desta terça-feira (13).

Imersão completa

Com o aplicativo aberto em celular ou tablet, o visitante escolhe uma das carruagens da galeria e tem, então, uma visão interna do veículo, conforme direciona a câmera do aparelho. Se ele aponta para cima, por exemplo, vê o teto interno da carruagem. “Essa é uma experiência interessante, porque nenhuma pessoa pode entrar nas carruagens”, comenta o  diretor do Lamce, Gerson Cunha.

A pessoa consegue olhar, inclusive, com óculos de papelão, chamados cardboards, o que pode proporcionar aos usuários uma experiência 3D. O aparelho, produzido pelo Google, contém duas lentes e requer o acoplamento de um smartphone. “A pessoa consegue olhar como se estivesse dentro de cada veículo lá. O museu entrou com a parte técnica, de conteúdo, e a gente entrou com a parte tecnológica para associar.”

Segundo Gerson Cunha, a proposta dessa cooperação não é só transformar o museu em um espaço virtual, mas ampliar a experiência do visitante. Ou seja, além de enxergar o acervo, ele começa a perceber coisas antes não identificadas. “É a realidade que tem ali aumentada, com informações adicionais, para dar vida”, afirma.

LEIA TAMBÉM: Conheça os 4 jogos que representarão o Brasil na E3 2017

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 13 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 14 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 15 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 15 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 16 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 15 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 13 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 10 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 9 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 13 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula