Cirurgia é capaz de eliminar alta miopia; entenda

A cada 7 minutos, implante de lente livra 1 pessoa no mundo de usar óculos

© iStock

Lifestyle VISÃO 21/06/17 POR Notícias Ao Minuto

De todos os vícios de refração - miopia, hipermetropia, astigmatismo - a miopia, dificuldade de enxergar à distância, é a que mais cresce no Brasil. Pioneiro em detectar o aumenta do risco de miopia entre crianças que usam o computador e outras tecnologias por mais de três horas ininterruptas/dia, o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto do Instituto Penido Burnier em Campinas afirma que este crescimento pode ter influência do esforço visual para perto imposto pela vida digital.

PUB

+ Implante de pelos pubianos é possível; saiba mais

o especialista ressalta que a alta miopia já é uma preocupação internacional. Isso porque pode desencadear doenças oculares graves como glaucoma, retinopatia e descolamento da retina. No Brasil atinge 10% dos míopes. Somando todos os vícios de refração os altos graus atingem 3,5% da população ou 7 milhões de brasileiros, conforme o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

"O implante de uma lente fácica que mantém o cristalino do olho é a única tecnologia que elimina a alta miopia, hipermetropia e astigmatismo", afirma. Ele explica que esta lente corrige até 20 graus de miopia, 10 de hipermetropia e 6 de astigmatismo. A técnica, comenta, também é indicada para quem tem olho seco, córnea fina ou ceratocone.

A estimativa é de que a cada 7 minutos esta lente livra 1 pessoa dos óculos no mundo. Um dos motivos é econômico. Este foi o caso de um paciente de Queiroz Neto. "Tinha de trocar as lentes dos óculos todo ano por causa da alta temperatura do meu ambiente de trabalho. Em quatro anos gastava R$ 8 mil nessas trocas.Isso acabou porque a lente fica dentro do olho. Além de enxergar bem melhor, estou fazendo uma boa economia", conta.

"A nitidez da visão está relacionada ao material biocompatível e à estabilidade do implante que funciona em conjunto com as estruturas oculares. Como na cirurgia de catarata quem passa por este implante não sente a lente no olho", esclarece o médico.

Cirurgia

O procedimento é ambulatorial e realizado com anestesia tópica. Queiroz Neto explica que é feita uma pequena incisão na borda externa da córnea por onde é inserida a lente dobrada na câmara posterior ou na câmara anterior do olho, de acordo com o modelo de lente determinado pelo cirurgião. O procedimento não retira tecido da córnea como acontece na cirurgia refrativa a laser. Por isso, pode ser feito em córneas finas.

Indicações

Podem fazer a cirurgia:

· Pessoas com idade entre 21 e 45 anos.

· Estabilidade de grau há um ano.

· Profundidade mínima da câmara anterior, espaço entre a córnea e a íris, de 2,8 mm para evitar a morte das células da camada interna córnea, o endotélio.

· Boa densidade celular do endotélio, camada internada córnea

Contraindicações e riscos

O oftalmologista explica que a lente fácica é contraindicado para:

· Gestantes porque na gravidez os hormônios fazem com que a refração se torne instável.

· Portadores de glaucoma ou casos da doença na família, porque o implante reduz o espaço da câmara posterior do olho e pode induzir ao aumento da pressão intraocular nestes grupos.

· Diabéticos porque pode acelerar a retinopatia diabética.

Queiroz Neto destaca que quem passa pela cirurgia deve consultar o oftalmologista a cada seis meses no primeiro ano após o procedimento e a cada ano posteriormente. "As consultas periódicas são essenciais porque a lente pode ser retirada caso seja diagnosticado qualquer problema relacionado ao implante que coloque a visão em risco", conclui.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama ANITTA-CANTORA Há 22 Horas

Após rejeição a música sobre candomblé, Anitta responde seguidores

esporte Luto Há 26 mins

Boxeador britânico de 29 anos morre no ringue durante primeira luta oficial

brasil CHUVA-RS Há 20 Horas

RS terá geada terça (14) e quarta (15) e a volta da chuva na sexta-feira (17)

fama LUISA-MELL Há 23 Horas

Luisa Mell quebra duas costelas em resgates no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 20 Horas

Avião da Delta pega fogo após aterrissar no aeroporto de destino

fama Simony Há 4 Horas

Simony volta ao hospital para tratamento contra o câncer um ano após cura

tech Apple Há 1 Hora

Tem iPhone? Atenção, há uma nova atualização para fazer

mundo EUA Há 4 Horas

Noivos viralizam com lista de regras rígidas para casamento; veja

esporte FUTEBOL-CÁSSIO Há 21 Horas

Cássio pede para sair, e Corinthians oferece aumento salarial e 2 anos de contrato para tentar segurá-lo

politica JUSTIÇA-8 DE JANEIRO Há 1 Hora

Condenados do 8/1 quebram tornozeleira e deixam país