8 passos para preparar o churrasco perfeito

Os cortes maturados são ideais para o preparo na brasa e garantem o sucesso e a alegria de todos, independente das habilidades do churrasqueiro

© iStock

Lifestyle NA BRASA 16/08/17 POR Notícias Ao Minuto

O churrasco é, sem sombra de dúvidas, uma paixão nacional – símbolo da confraternização –, a comida perfeita para acompanhar o futebol com os amigos e os encontros de fim de semana com a família. Pilotar a grelha, porém, é assumir a responsabilidade do evento, e o primeiro passo é escolher a carne ideal para as altas temperaturas da churrasqueira. Os cortes maturados são ideais para o preparo na brasa e garantem o sucesso e a alegria de todos, independente das habilidades do churrasqueiro.

PUB

+ 6 alimentos comuns que são mais 'super' do que os superalimentos

A textura macia e a suculência da carne maturada são requisitos essenciais para apreciar o verdadeiro sabor do churrasco. Cada vez mais presente nos açougues e nos supermercados, a carne passa por um processo em que fica submetida, por um determinado tempo, a condições controladas de temperatura, que quebram as fibras através de uma atividade enzimática natural, sem a adição de qualquer conservante químico.

Após a escolha da carne, a manipulação, o armazenamento e o tempero são procedimentos importantes durante o preparo. Além disso, a forma de acender a churrasqueira e a melhor posição para o braseiro também fazem a diferença.

Confira abaixo os oito passos para garantir o churrasco perfeito, selecionados pela Academia da Carne Friboi:

1 – Armazenamento

Retire a carne da geladeira somente 30 minutos antes de levar para a brasa. Desse modo, a peça recupera suas características de cor e odor e absorve melhor o tempero.

2 – Manipulação

Para acabar com qualquer dúvida, a carne nunca deve ser lavada. A suculência dos cortes é garantida pelo suco da própria peça, que mantém a peça úmida.

3 – Tempero

Sal e fogo! Quase sempre, essa é a premissa que deve valer, inclusive quando o assunto é nosso bom churrasco – nesse caso, deixe o refinado de lado e use o tipo grosso.

4 – Equipamento obrigatório

Uma faca boa é sempre bem-vinda. E todo churrasqueiro que se preze tem seu equipamento coringa! Saiba que, quando afiadas, precisam ser manuseadas com atenção e segurança. Além disso, é importante ter em mãos uma boa tábua de corte, pegadores e espetos para o manuseamento da carne na grelha.

5 – Brasa

Escolha sempre carvão de boa qualidade, com pedaços grandes e secos. Assim, você vai acender a churrasqueira de maneira mais fácil, e o braseiro se formará rapidamente, fazendo com que o ar circule bem. É importante manter uma temperatura constante e controlada, sem labaredas. Todas as vezes que for preciso abastecer a churrasqueira novamente, a dica é colocar o novo carvão na lateral do equipamento e nunca em cima da brasa já formada.

6 – Fogo

Estilo e intensidade mudam de acordo com o preparo desejado. Tome sempre cuidado com a distância da grelha e do braseiro, para obter o ponto perfeito. Para grelhar, use a parte mais baixa da churrasqueira e menos tempo de cada lado da carne. Com o braseiro forte, deixe, normalmente, a carne de cinco a oito minutos de cada lado. Se a ideia é assar, utilize a parte mais alta da churrasqueira, trabalhando com temperatura mais baixa e tempo maior de cocção – pode-se até usar espeto giratório, especialmente no caso de peças maiores de carne.

7 - Grelha

Aqueça a grelha antes de colocar a carne para assar. Além disso, as peças nunca devem ser colocadas na brasa em momentos de labareda.

8 – Ponto

O tempo na churrasqueira não é o único fator importante para saber o momento em que o ponto do corte atinge a perfeição. A percepção do churrasqueiro é essencial! No momento em que o suco da carne fica aparente, significa que a carne já está pronta para virar. Repita o processo do outro lado do corte e o ponto estará perfeito.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 8 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 10 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 10 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama Iraque Há 8 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 11 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 11 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 11 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

economia REINHART-KOSELLECK Há 9 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

mundo Guangzhou Há 8 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

fama SAMARA-FELIPPO Há 6 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site