Entenda a importância da avaliação postural infantil para a saúde

Especialista explica qual o momento certo de recorrer a consulta médica

© iStock

Lifestyle SAÚDE INFANTIL 21/08/17 POR Notícias Ao Minuto

Dor nas costas, formigamento, barriga acentuada e até mesmo dor de cabeça são alguns dos sintomas causados pela má postura, que a cada dia mais afeta além dos adultos, também as crianças. De acordo com um estudo realizado pela UNOESTE (Universidade do Oeste Paulista), a cadeira e mochila escolares são as principais vilãs no processo de desenvolvimento da má postura em crianças de 8 a 11 anos.

PUB

A pesquisa avaliou 330 crianças dessa faixa etária e concluiu que as medidas das cadeiras são inadequadas e causam a má postura dos pequenos. Além disso, em relação as mochilas, o peso transportado pelos alunos é extremamente alto e, por isso, também contribui para a alterações posturais e possível desenvolvimento de deformidades estruturais da coluna vertebral.

+ Entenda a importância da boa saúde da mãe para o aleitamento

Segundo o especialista em ortopedia, traumatologia, cirurgia da coluna vertebral e professor da faculdade de medicina do Hospital Santa Marcelina, Dr. Luiz Cláudio Lacerda Rodrigues, é necessário que os adultos que convivem com a criança prestem atenção na sua postura desde o momento em que ela começa a andar. “Devido à sua flexibilidade, a criança tem tendência a ficar em posições erradas e mesmo assim se sentir confortável. Por isso, devemos ficar atentos a posição corporal de nossas crianças, seja para observamos posições erradas e já corrigi-las ou para identificar o início de uma deformidade que se apresente de maneira leve”, completa o médico.

O ortopedista ainda explica que algumas atividades físicas e esportes podem comprometer a saúde postural das crianças, como exercícios com muito peso, que podem gerar dor por excesso de força ou exercícios com um grande número de repetições. Por isso, a importância em observar e acompanhar a vida da criança, já que a longo prazo a má postura pode evoluir para algumas doenças, como: perda ou aumento das curvas naturais da coluna vertebral.

“Sempre que os pais tiverem alguma dúvida sobre a postura das crianças é necessário consultar um especialista. Muitas deformidades da coluna nem sempre estão ligadas a má postura, porém, tem seu início de maneira sutil. Assim, sempre que reparar algo de errado na maneira de sentar ou levantar dos pequenos, consulte um especialista, pois frequentemente o diagnóstico de uma possível deformidade pode ser retardado, sendo feito apenas quando as alterações já estão severas ”, finaliza Luiz Cláudio.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 7 Horas

Mãe pede e filma filho se despedindo do pai momentos antes de matá-lo

mundo EUA Há 23 Horas

Homem dispara contra padre durante missa e arma trava: "Milagre"

justica Goiânia Há 8 Horas

Mãe admite ter retirado sonda de alimentação e oxigênio do filho pequeno

mundo Olivier Masurel Há 7 Horas

Acidente aéreo: campeão de voo acrobático morre após colisão com abutre

mundo Guerra Há 5 Horas

Ucrânia detém agentes russos que preparavam assassinato de Zelensky

politica Emergência Médica Há 23 Horas

Bolsonaro muda plano de transferência e será atendido em SP após sentir dores abdominais

brasil CHUVA-RS Há 7 Horas

Porto Alegre esvazia bairros após falha em sistema de escoamento, e número de desabrigados dobra no RS

brasil CHUVA-RS Há 8 Horas

Se não é todo mundo aqui, ia ter corpo boiando, diz voluntário de resgates no RS

fama Reality Show Há 23 Horas

Davi revela em podcast o que vai fazer com prêmio do BBB 24

fama MET Gala Há 9 Horas

Veja os looks dos famosos no tapete vermelho do Met Gala, em Nova York