Mostra 'Êxodos', de Sebastião Salgado, chega a Brasília

Exposição traz 60 pôsteres, resultado de seis anos de viagens do fotógrafo por 40 países

© REUTERS/Suzanne Plunkett

Cultura fotografia 24/08/17 POR Notícias Ao Minuto

A Caixa Cultural Brasília apresenta, a partir da próxima quarta-feira (30), na Galeria Vitrine, a exposição Êxodos, do fotógrafo Sebastião Salgado. A mostra, que fica em cartaz até 29 de outubro, traz uma coleção de 60 pôsteres, resultado de seis anos de viagens por 40 países, retratando pessoas que abandonaram sua terra natal contra a própria vontade. A entrada é franca.

PUB

O trabalho de Sebastião Salgado tem um forte teor social, o que o faz ser considerado um dos maiores talentos da fotografia mundial. “Mais do que nunca, sinto que a raça humana é somente uma. Há diferenças de cores, línguas, culturas e oportunidades, mas os sentimentos e reações das pessoas são semelhantes”, afirma o fotógrafo.

Em Êxodos, o artista mostra a humanidade em trânsito, provocando no visitante uma reflexão sobre as questões políticas, sociais e econômicas dessas pessoas. A coleção que compõe essa exposição foi doada por Lélia Wanick e Sebastião Salgado ao Instituto Terra, Organização Não Governamental (ONG) ambientalista, que o casal fundou em 1998, em Aimorés (MG).

+ Morto em 2014, Suassuna terá livro lançado em outubro

Dividida em cinco temas, as imagens retratam a fuga de migrantes, refugiados e pessoas deslocadas em diferentes pontos do planeta; a tragédia da África; o êxodo rural, o conflito de terras e a urbanização caótica na América Latina; e imagens das megalópoles asiáticas. Além disso, em cada uma dessas situações extremas, o fotógrafo traz o registro de crianças.

Sobre o artista

Sebastião Salgado nasceu em 1944, em Aimorés (MG). Formado em Economia, começou sua carreira de fotógrafo em Paris, em 1973. Trabalhou em agências como Sygma, Gamma e Magnum Photos até 1994, quando fundou a agência de fotografia Amazonas Images. Seus projetos fotográficos renderam inúmeras publicações na imprensa, livros e exposições apresentadas em museus no mundo inteiro.

O fotógrafo é embaixador da Boa Vontade da Unicef, membro honorário da Academy of Arts and Science (EUA) e Commandeur de l’Ordre des Arts et des Lettres, pelo Ministério da Cultura e da Comunicação da França. Além disso, em 2016, foi eleito membro da Académie des Beaux-Arts de l’Institut de France. Com informações do site da Caixa Cultural.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 7 Horas

Mãe pede e filma filho se despedindo do pai momentos antes de matá-lo

mundo EUA Há 23 Horas

Homem dispara contra padre durante missa e arma trava: "Milagre"

justica Goiânia Há 8 Horas

Mãe admite ter retirado sonda de alimentação e oxigênio do filho pequeno

mundo Olivier Masurel Há 6 Horas

Acidente aéreo: campeão de voo acrobático morre após colisão com abutre

mundo Guerra Há 5 Horas

Ucrânia detém agentes russos que preparavam assassinato de Zelensky

politica Emergência Médica Há 23 Horas

Bolsonaro muda plano de transferência e será atendido em SP após sentir dores abdominais

brasil CHUVA-RS Há 7 Horas

Porto Alegre esvazia bairros após falha em sistema de escoamento, e número de desabrigados dobra no RS

brasil CHUVA-RS Há 7 Horas

Se não é todo mundo aqui, ia ter corpo boiando, diz voluntário de resgates no RS

fama Reality Show Há 23 Horas

Davi revela em podcast o que vai fazer com prêmio do BBB 24

fama MET Gala Há 8 Horas

Veja os looks dos famosos no tapete vermelho do Met Gala, em Nova York