9 alimentos que fazem da dieta japonesa um exemplo de saúde

A ONU que elegeu o Japão como exemplo global de alimentação saudável

© iStock

Nirá -

Chamada também de cebolinha japonesa, é rica em fibras e fonte de cálcio, ferro, zinco e fósforo. São vários os benefícios, como fortalecimento das defesas do corpo, desintoxicante do organismo e antigripal.

© iStock

Wasabi -

Conhecida também como raiz-forte japonesa, tem um componente aromático com atividades anticancerígenas, além de compostos com ação antibacteriana,antifúngica, anti-inflamatória e antiplaquetária.

© iStock

Bardana -

Raiz muito presente em sopas, cozidos e refogados tem potencial antioxidante e substâncias que ajudam na prevenção e melhora de doenças oxidativas, com efeito cardioprotetor e hepatoproterota, além de ação anti-inflamatória.

© iStock

Inhame -

é um tubérculo rico em substâncias com efeito antioxidante e anti-hipertensivo.

© iStock

Shitake e Shimeji –

São ricos em manganês e selênio, dois minerais que exibem atividade antioxidante, contribuindo para a saúde dos vasos sanguíneos e o funcionamento dos hormônios da tireoide

© iStock

Feijão azuki e mung -

Fonte de proteína, fibras, vitaminas do complexo B e minerais, como ferro, zinco e cálcio. O alto teor de fibras e a quantidade moderada de calorias garantem saciedade, que evita que se coma mais do que o necessário. 

© iStock

Algas -

Ricas em minerais, como cálcio, ferro e iodo, também são fonte de fibras, cálcio e vitaminas A, C, E e B12. Ajuda a evitar osteoporose, colesterol ruim, o LDL, e a manter o bom funcionamento da tireoide.

© iStock

Gengibre –

Essa raiz é usada há milênios por diversos povos devido a suas propriedades. Uma delas é gingerol (composto polifenólico) conhecido como potente antioxidante, com efeito analgésico, antitosse, facilitação de função intestinal e redução de pressão arterial.

© DR

Soja –

Tem alto valor de gordura poli-insaturada, vitaminas, minerais, fibras e baixo teor de gordura saturada. Além de proteínas, possui compostos chamados isoflavonas, que são antioxidantes com ação de fitoestrogeno, agindo como hormônio no metabolismo.

© PixaBay

Lifestyle Dieta 03/09/17 POR Notícias Ao Minuto


Com baixo índice de obesidade e aumento da longevidade entre a população, o Japão virou modelo global de dieta saudável, eleito pela Organização das Nações Unidas (ONU). A rede de supermercados Hirota apoia a iniciativa e promove o estilo de vida japonês, em ações para desmistificar o preparo das receitas, divulgar os benefícios dos alimentos, além de oferecer um mix de produtos com mais de mil itens.

PUB

“A cultura alimentar dos japoneses valoriza o equilíbrio nutricional, com vegetais (ricos em fibras e antioxidantes), arroz (excelente fonte de carboidratos), peixes e soja (grande fonte de proteína), além da variação na forma de preparo (cozidos, ensopados, refogados, fritos, no vapor e cru) . Tudo isso contribui para uma dieta equilibrada e saudável”, afirma Adriana Miyuki, nutricionista da rede de supermercados.

+ 5 receitas fáceis e nutritivas de papinha para os bebês

Para quem busca praticidade, as opções são os alimentos frescos, saudáveis e prontos para consumir. Além de sushis, sashimis e temakis, a linha Hirota Food oferece pratos com peixe, frango e carne, com acompanhamentos e massas. Outra linha exclusiva é a de Obentôs – marmitas japonesas com uma refeição completa e balanceada – e a Yurban Food, de lifestyle e comida saudável.

Confira os benefícios de alguns alimentos da dieta oriental, na galeria acima.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle câncer de ovário 26/04/24

Um sintoma precoce e doloroso de câncer do ovário que jamais deve ignorar

Lifestyle Receitas 25/04/24

Que tal um brownie de chocolate vegan? Aprenda como preparar

Lifestyle PERFECCIONISMO 25/04/24

Você é perfeccionista? Saiba quais sinais e como isso afeta sua vida

Lifestyle Receitas 25/04/24

Aprenda a preparar Muffins de Chocolate

Lifestyle Aimentação 25/04/24

Produtos 'baixos em gordura' podem enganar; atenção ao ler os rótulos

Lifestyle Signos 25/04/24

Está na lista dos cinco signos mais bondosos do zodíaco?

Lifestyle Relacionamentos 25/04/24

Seu parceiro quer se casar com você? Esses são os sinais!

Lifestyle Saúde mental 25/04/24

Não é só mania! Coisas sobre o TOC que todo mundo deveria saber!

Lifestyle Peso 26/04/24

Especialista revela os alimentos populares que engordam (e muito)