5 vilões dos vasos sanguíneos que podem estar na sua dieta

Alguns alimentos favorecem a circulação do sangue; outros, no entanto, favorecem o acúmulo de gordura e o aparecimento da inflamação

©

Excesso de sal:

“Além de usar o saleiro, a maioria dos produtos industrializados tem o sódio adicionado para melhorar sua conservação. Então, no geral, o brasileiro consome muito mais sal do que deveria”, diz a médica. “O sal favorece a retenção de líquido, provoca inchaço e aumenta a pressão sobre os vasos sanguíneos e deixa o sangue mais denso, pesado, podendo favorecer a formação de coágulos”, explica. Também devemos tomar cuidado com doces light e refrigerantes, pois geralmente contém muito sódio. “Quando se fala em sódio, as pessoas automaticamente pensam em salgados e, em boa parte da população, o consumo excessivo está nos doces e produtos industrializados”, afirma a médica.

© iStock

Bebida alcoólica:

Ao favorecer a desidratação, o álcool pode fazer o organismo reter mais líquidos e aumentar a pressão sobre veias e artérias. Quem gosta de fumar quando está bebendo aumenta ainda mais os riscos, já que a nicotina tem efeito constritor, explica a médica.

© Reprodução

Falta de água

“Quanto menor a ingestão de água, maior a viscosidade do sangue. Além disso, a desidratação também favorece a queda da pressão arterial, ameaçando vários órgãos. O consumo adequado de água garante que o organismo seja irrigado e bem nutrido de sangue.”

© iStock

Gordura hidrogenada:

Fast-foods, sorvetes industrializados e bolos são três exemplos de alimentos que retardam a circulação e podem agravar a inflamação dos vasos sanguíneos.

© iStock

Alimentos processados:

Você ama biscoitos, macarrão instantâneo, refrigerantes, refrescos em pó e salgadinhos? Fique atento: “Ricos em sal, açúcar e gorduras, eles favorecem o ganho de peso e também a inflamação, o que pode colaborar para o aparecimento de doenças circulatórias”, afirma.

© PixaBay

Lifestyle NUTRIÇÃO 03/09/17 POR Notícias Ao Minuto


Vários fatores interferem no funcionamento da circulação sanguínea, desde genética a hábitos como sedentarismo, tabagismo e obesidade. Mas alguns dos complicadores podem estar justamente na dieta:

PUB

“Enquanto ácidos graxos como ômega-3 são benéficos para ‘afinar’ o sangue e alimentos com propriedades antibióticas naturais, como alho e cebola, ajudam a prevenir coágulos sanguíneos; alimentos ultraprocessados têm grande quantidade de sal, açúcar e gordura, todos relacionados à dificuldade da circulação sanguínea”, afirma a cirurgiã vascular e angiologista Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

+ 9 alimentos que fazem da dieta japonesa um exemplo de saúde

Para incluir na dieta — A médica orienta o consumo de alimentos ricos em fibras, que auxiliam na boa digestão e controle do colesterol; procure optar por alimentos com gorduras poli-insaturadas; frutas ricas em Vitamina K, como morango, uva e ameixas, têm papel importante na coagulação do sangue; e alimentos antioxidantes e que contém rutina (encontrada laranja, limão e maçã) auxiliam na diminuição da morte celular da parede das veias.

A médica lista cinco vilões dos vasos sanguíneos. Confira na galeria acima:

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rei Charles III Há 22 Horas

Saúde de Charles III piora e detalhes do funeral são refeitos, diz site

lifestyle Câncer Há 20 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Harry Há 23 Horas

Príncipe Harry deixou residência real ‘ aos prantos’ após ser despejado

fama Argentina Há 23 Horas

Miss Universo Buenos Aires elege modelo de 60 anos; conheça

fama Salma Hayek Há 22 Horas

Salma Hayek celebra 15 anos de casamento com fotos inéditas da cerimônia

fama Luto Há 13 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 17 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 14 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

lifestyle Peso Há 22 Horas

Especialista revela os alimentos populares que engordam (e muito)

fama Emergência Médica Há 21 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave