É só tosse ou algo mais?

À priori, a tosse é uma consequência benigna e inofensiva

© iStock

Lifestyle Saúde 06/09/17 POR Notícias Ao Minuto

A tosse, mais ou menos seca e mais ou menos ruidosa, é uma resposta comum do organismo a uma série de causas, como a gripe, as alergias, uma inflamação nos brônquios, entre outros.

PUB

À priori, a tosse é uma consequência benigna e inofensiva. Contudo, a duração que tem e a intensidade que vai ganhando por revelar algo mais, devendo ser um fator de análise por parte de um médico.

A tosse aguda, por exemplo, pode ser um sinal claro de infecção na via respiratória superior, como acontece quando se tem rinossinusite, faringite ou laringite, condições que além de tosse causam ainda dor de garganta, febre e congestionamento nasal.

+ Cientistas usam vírus da zika para matar células de tumor cerebral

Quando a tosse vem lado a lado com pressão no peito, falta de ar e ruído ao respirar, então podemos estar perante um caso de crise de asma. Já quando a tosse surge com uma espécie de afrontamento (azia), então o mais provável é que a pessoa esteja com aquilo a que se chama tosse crônica refratária, também denominada de síndrome da hipersensibilidade à tosse crônica. Algumas pessoas com a doença por refluxo gástrico gastroesofágico também podem ter como sintomas a tosse.

A bronquite é uma outra patologia que pode ter a tosse como sintoma, contudo, é preciso prestar atenção a um outro fator muito comum nestes casos: a expectoração. Se a tosse com expectoração dura entre três meses a dois anos, pode-se estar perante uma bronquite crônica ou uma bronquiectasia, caso se trate de um fumante.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Higiene Há 14 Horas

Saiba como limpar corretamente a tábua de corte e evite bactérias

Lifestyle Hábitos Há 11 Horas

É notívago? Os lados positivos e negativos de ser uma 'coruja'!

Lifestyle Fitness 05/05/24

Melhore o equilíbrio e a coordenação com estes exercícios simples

Lifestyle Sincronização de ciclo 05/05/24

Os benefícios de sincronizar seus exercícios com o seu ciclo menstrual