Não se deve dormir quando o avião decola e pousa; saiba o porquê

Dormir durante o voo pode ajudá-lo a passar mais rápido e até prevenir o jet lag, mas não é seguro em todos os momentos do voo

© DR

Lifestyle Conselhos 08/09/17 POR Notícias Ao Minuto

É comum adormecer enquanto se viaja de avião – e ainda bem, especialmente nas viagens longa. O próprio ambiente do avião, mas também a pressão e a altitude parecem conspirar para que se tenha sono, mesmo quando os assentos são desconfortáveis. No entanto, não deve dormir enquanto o avião levanta do solo ou pousa.

PUB

A pressão do ar muda muito rápido nestas fases do voo e se não estiver preparado para isso, pode danificar os seus ouvidos, mais precisamente os tímpanos. Ao dormir também se pode inibir a capacidade que o corpo tem de se adaptar sozinho às novas pressões.

+ Descubra a dieta dos macronutrientes que permite comer tudo

Angela Chalmers, farmacêutica britânica, disse ao Express que “uma rápida mudança de altitude afeta a pressão do ar nos ouvidos. O que provoca um vácuo nas trompas de eustáquio, o que faz com que sinta os ouvidos entupidos e estranhos”. 

A especialista aconselhou: “Tente não dormir durante a decolagem e a aterrissagem, pois não irá engolir [a saliva] tão frequentemente e isso pode deixar os ouvidos entupidos". 

Beber água, mascar chiclete ou comer doces durante estas fases do voo pode ajudar os ouvidos a equilibrar a pressão do ar nos ouvidos.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Lifestyle Colesterol 28/04/24

Sinais nos pés e mãos podem indicar colesterol alto: saiba quais são

Lifestyle SAÚDE DO CORAÇÃO 28/04/24

Seis sinais que mostram que pode sofrer de infecção rara no coração

Lifestyle Signos 28/04/24

Quatro signos que nasceram para serem famosos

Lifestyle Vida marítima 28/04/24

Como o lixo que jogamos no mar faz tartarugas-marinhas terem câncer