Netanyahu começa visita histórica à América Latina

Premier será o primeiro líder israelense a visitar o continente

© Reuters

Mundo Análise 10/09/17 POR Aldo Baquis, da Ansa

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, começará neste domingo (10) uma viagem de trabalho na América Latina, na qual encontrará os líderes da Argentina, Paraguai, Colômbia e México. O Ministério das Relações Exteriores de Israel classificou como "histórica" a missão porque se trata da primeira visita de um premier israelense no cargo ao continente.   

PUB

"É inconcebível que nós jamais tenhamos visitado essa parte enorme da humanidade. Mas, agora , nós decidimos mudar isso", disse Netanyahu antes de partir para os funcionários do Ministério. Essa visita é mais uma de uma certa mudança de postura do governo, que visitou áreas pouco visitadas, como o Extremo Oriente, a Índia, o continente africano e o leste europeu.  

"A viagem é o ápice de uma aproximação entre Israel e os países da América Latina", disse à imprensa o vice-diretor geral para a América Latina do Ministério das Relações Exteriores, Modi Efraim.   

+ Oposição síria se une para formar 'Exército Nacional'

Para favorecer isso, explica o Ministério, também está a "queda de governos populistas de esquerda" e a formação de executivos mais abertos por parte de Israel.    Acompanhado de dezenas de empresários, Netanyahu verá em quatro dias o presidente argentino, Mauricio Macri, o do Paraguai, Horácio Cartes, que estará em Buenos Aires, o colombiano Juan Manuel Santos e o mexicano Enrique Peña Nieto. Com eles, assinará acordos de cooperação nos setores de tecnologia, da agricultura e das comunicações. "Na América Latina, há uma verdadeira sede para nossas inovações", disse Netanyahu. E é esse um dos pontos que o premier usará para aumentar a presença israelense no mundo.   

+ Furacão Irma: Primeiras chuvas e cortes de eletricidade em Miami

"Nós desenvolvemos nossa potência econômica e tecnológica, o que nos consente desenvolver também aquela militar e de inteligência. A combinação desses fatores vem o serviço de nossas atividades diplomáticas", acrescentou.    Além disso, no continente, Netanyahu manterá o discurso sobre o "perigo" para a estabilidade mundial representado pelo Irã. Não por acaso, Buenos Aires foi escolhida para a viagem. A cidade foi palco de um ataque terrorista nos anos 1990, que foi atribuído aos grupos iranianos, contra a embaixada de Israel e da sede da organização judaica Amia. Com as autoridades argentinas, ainda será assinado um acordo para a transferências de uma cópia eletrônica de cerca de 100 mil documentos relativos à Segunda Guerra Mundial que "permitirão melhorar a compreensão do Holocausto e dos crimes contra a humanidade".   

Da visita, ficará de fora o Brasil. Há dois anos, as autoridades brasileiras se recusaram a conceder as credenciais ao novo embaixador de Israel para o país porque ele foi um dos dirigentes do movimento dos colonos - que causa diversas crises com os palestinos. "Mas, esse incidente é passado", garantem as autoridades de Jerusalém. Como foi superado também problemas causados pelo próprio Netanyahu, que fez um comentário favorável ao muro desejado pelo presidente norte-americano, Donald Trump, na fronteira com o México. Com informações da Ansa. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 15 Horas

Mãe pede e filma filho se despedindo do pai momentos antes de matá-lo

brasil Rio Grande do Sul Há 8 Horas

Inmet emite alertas de grande perigo para RS e regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul

justica Goiânia Há 16 Horas

Mãe admite ter retirado sonda de alimentação e oxigênio do filho pequeno

mundo Olivier Masurel Há 14 Horas

Acidente aéreo: campeão de voo acrobático morre após colisão com abutre

mundo Guerra Há 12 Horas

Ucrânia detém agentes russos que preparavam assassinato de Zelensky

mundo Bioparc Há 7 Horas

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

brasil CHUVA-RS Há 15 Horas

Porto Alegre esvazia bairros após falha em sistema de escoamento, e número de desabrigados dobra no RS

brasil CHUVA-RS Há 15 Horas

Se não é todo mundo aqui, ia ter corpo boiando, diz voluntário de resgates no RS

fama MET Gala Há 16 Horas

Veja os looks dos famosos no tapete vermelho do Met Gala, em Nova York

esporte França Há 13 Horas

Kylian Mbappé aceita desafio e promete correr contra Usain Bolt