'Nada atrapalha' governo em votação de denúncia, diz Temer

Declaração foi uma resposta a um questionamento sobre o impacto da divulgação dos vídeos dos depoimentos do corretor Lúcio Funaro, cuja delação premiada implica o presidente

© Beto Barata/PR

Política Avaliação 17/10/17 POR Folhapress

O presidente Michel Temer afirmou que "nada atrapalha" seu governo no processo de votação da denúncia apresentada contra ele e seus ministros, por organização criminosa e obstrução da Justiça.

PUB

A declaração foi uma resposta a um questionamento sobre o impacto da divulgação dos vídeos dos depoimentos do corretor Lúcio Funaro, cuja delação premiada implica o presidente e vários de seus aliados no PMDB.

Temer fez a afirmação na saída de um almoço na casa do deputado Heráclito Fortes (PSB-PI), em Brasília, nesta terça-feira (17). O compromisso não estava previsto em sua agenda oficial.

Durante o encontro, o presidente disse estar tranquilo com a votação da denúncia na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara e elogiou o relatório do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), que recomendou a rejeição das acusações.

+ Presidente da CCJ pede prorrogação de prazo para análise da denúncia

O Palácio do Planalto projeta vitória na comissão, com um placar de 39 a 41 votos a favor do presidente e dos ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral). Na primeira denúncia contra Temer, por corrupção passiva, o governo conseguiu aprovar na CCJ um parecer favorável à rejeição das acusações, por 40 votos a 25.

Participaram do almoço, em que foi servida uma galinhada, o ministro Moreira Franco, os deputados Benito Gama (PTB-BA), Alexandre Baldy (Podemos-GO) e Danilo Forte (PSB-CE) e o senador Elmano Ferrer (PMDB-PI).

O anfitrião do encontro negou que a denúncia e a crise política tenham sido discutidas na conversa. "Aqui é proibido falar de crise, falar de coisa ruim. É minha regra", declarou Heráclito Fortes.

O deputado, porém, admitiu que o presidente estava tranquilo em relação à votação denúncia. "Prova disso é que ele veio e não ficou com pressa de ir embora."

OFENSIVA

Para conquistar votos de parlamentares e barrar a denúncia, Temer encaminhou nesta segunda (16) aos gabinetes dos deputados aliados uma carta em que se diz "indignado" com o que chama de "conspiração" para tirá-lo do cargo.

"Jamais poderia acreditar que houvesse uma conspiração para me derrubar da Presidência da República. Mas os fatos me convenceram. E são incontestáveis", afirma na carta.

No texto, Temer admite que está fazendo um "desabafo", com críticas ao ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot e aos delatores Joesley Batista, dono da JBS, e Lúcio Funaro, operador do PMDB. O presidente desqualifica as delações premiadas de ambos, homologadas pelo STF (Supremo Tribunal Federal), e diz que as colaborações têm o intuito apenas de atingi-lo.

Segundo o presidente, Janot participou de forma ativa de uma "trama", com a ajuda do procurador Marcello Miller, para fechar a delação da JBS com o objetivo de tirar o peemedebista do comando do Palácio do Planalto.

Aos parlamentares que votarão seu destino político nos próximos dias, o presidente diz que está defendendo sua honra e que Janot queria impedir que ele nomeasse um novo titular para a Procuradoria-Geral da República e "ser ou indicar" o novo candidato à Presidência, na disputa que se dará no ano que vem.

O texto começou a ser entregue apenas dois dias depois de a Folha divulgar vídeos de depoimentos de Funaro, apontado como o principal operador do PMDB da Câmara, e que implicam Temer em diversos crimes. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Bioparc Há 5 Horas

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

mundo EUA Há 8 Horas

Após acidente, urso arrasta corpo de motorista para floresta nos EUA

justica Rio Grande do Sul Há 7 Horas

Saques e violência ampliam drama no Rio Grande do Sul

fama Luana Piovani Há 8 Horas

'Meu filho ainda não foi para escola' diz Luana 'cutuca' Pedro Scooby

fama Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Irmão rebate críticas sobre rifa de violão de Marília Mendonça

justica Santa Teresa Há 8 Horas

Turista israelense é encontrada morta no Rio de Janeiro

mundo Acidente Há 7 Horas

Caminhão colide de forma violenta contra ponte em rodovia dos EUA

fama Hilary Duff Há 8 Horas

Hilary Duff dá à luz seu quarto bebê, em parto domiciliar na banheira

lifestyle Peso Há 7 Horas

Quatro hábitos que ajudam a acelerar o metabolismo e a emagrecer

mundo Israel/Palestina Há 8 Horas

Ataque israelense mata sete pessoas e deixa Rafah em ruínas; veja