Juiz autoriza transferência de Cabral para presídio federal

Pedido foi feito pelo Ministério Público Federal, durante interrogatório com discussões ásperas entre o ex-governador e Marcelo Bretas

© Getty Images / Ian Walton

Política Prevenção 23/10/17 POR Folhapress

O juiz Marcelo Bretas determinou a transferência do ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) para um presídio federal. A decisão foi tomada em razão de declarações dadas nesta segunda-feira (23) em depoimento à Justiça Federal.

PUB

Em interrogatório, Cabral mencionou familiares do magistrado em seu depoimento.Cabral prestava depoimento na ação penal em que é acusado de comprar R$ 4,5 milhões na H. Stern para lavar dinheiro de propina. O peemedebista afirmou que seria "burrice" branquear recursos desta forma porque as peças perdem valor assim que saem das lojas.

Neste momento, Cabral mencionou a família de Bretas. "O senhor sabe bem disso. Soube que sua família é do ramo de bijuterias", afirmou.

O procurador Sérgio Pinel afirmou que o peemedebista teve acesso a "informações indevidas dentro da cadeia". "Ele mencionou que recebe informações, inclusive sobre a família do magistrado. Por isso pedimos a transferência para um presídio federal sem que tenha acesso a informações que possam impactar no processo. Local em que possa ficar absolutamente separados de informações vindas de fora da prisão", disse Pinel.

+ Temer se reúne com aliados para articular votação favorável

+ Dilma traiu seu eleitorado, diz Lula a jornal espanhol

Na mesma audiência, Bretas concordou com o pedido. Ele chegou a mencionar que poderia considerar a menção à família uma "ameaça velada".

"É inusual. Ainda que levemente e sutilmente possa obstacularizar as investigações, concordo com o Ministério Público", disse o magistrado.

O advogado considerou "arbitrária" a decisão. Afirmou que a Procuradoria não poderia usar uma declaração do réu para prejudicá-lo e disse que a menção à família foi, no máximo, "uma fala infeliz".

A informação sobre a família de Bretas foi publicada em jornais, como a Folha de S.Paulo. Um dos irmãos do magistrado tem loja de bijuterias no Saara, mercado popular no centro do Rio.

DISCUSSÃO

O primeiro interrogatório do ex-governador após ser condenado pelo juiz Marcelo Bretas foi marcado por áspera discussão entre o político, preso há 11 meses, e o magistrado.O peemedebista afirmou a Bretas que o magistrado está usando o caso para "gerar uma projeção pessoal"."O senhor está encontrando em mim uma possibilidade de gerar projeção pessoal e fazendo um calvário", disse Cabral a Bretas, que o repreendeu.Bretas já condenou Cabral em dois processo, num total de 58 anos. O ex-governador tem ainda uma condenação proferida pelo juiz Sérgio Moro a 14 anos de prisão. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 5 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 3 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

fama SAMARA-FELIPPO Há 23 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

justica Paraíba Há 3 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

economia DESENROLA-BRASIL Há 5 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

brasil MORTE-SP Há 22 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

fama Gusttavo Lima Há 4 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

mundo EUA Há 5 Horas

Filha do co-fundador do Slack é encontrada em van com homem de 26 anos

fama Peculiares Há 20 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

fama Justin Bieber Há 23 Horas

Justin Bieber preocupa fãs ao compartilhar fotografias chorando