© Max Rossi/Reuters
Um erro da Alitalia fez com que uma passageira passasse 15 horas sem se alimentar durante um voo que saiu de Tel Aviv, em Israel, para o Rio de Janeiro. Processada por danos morais, a companhia aérea foi concordou em pagar R$ 6 mil em indenização para a mulher. Conforme o acordo divulgado pela Justiça nesta terça-feira (14), a falha da empresa "violou o princípio da confiança".
PUB
Praticante do judaísmo, a passageira solicitou alimentação kosher, seguindo as normas da companhia. A Alitalia tinha, inclusive, confirmado o recebimento do pedido.
+ Bebê pesa como criança de 9 anos devido a condição rara
Ao embarcar, no entanto, a mulher foi informada de que a refeição não estava disponível. No voo de volta, Rio de Janeiro - Tel Aviv, a passageira tentou usar o e-mail para reforçar o pedido junto à companhia, mas só obteve resposta dia depois da viagem.
"A falha na prestação do serviço ficou evidenciada, pois incumbia à companhia aérea garantir a alimentação solicitada pela apelada, já que houve confirmação do seu fornecimento, o que não ocorreu, gerando o dever de indenizar. O objetivo de ressarcir o dano moral é não apenas atenuar o sofrimento da vítima, mas também advertir o causador da lesão para que não pratique novas afrontas à honra das pessoas", afirmou a relatora, a desembargadora Ana Maria Pereira de Oliveira, ao Extra. A Alitalia se defendeu garantindo que ofereceu bebidas à passageira, como água e refrigerante.