Filipe Toledo vence o primeiro desafio da Tríplice Coroa Havaiana

E o catarinense Tomas Hermes confirmou vaga no CT em Haleiwa

© WSL / TONY HEFF

Esporte Surfe 22/11/17 POR Notícias Ao Minuto

Filipe Toledo conquistou a primeira vitória brasileira nas ondas de Haleiwa Beach, no primeiro desafio da Tríplice Coroa Havaiana, que fecha a temporada 2017 da World Surf League na ilha de Oahu. Outro paulista de Ubatuba, Wiggolly Dantas, disputou a bateria final na segunda-feira e ficou em terceiro lugar, com o norte-americano Griffin Colapinto em segundo e o taitiano Michel Bourez em quarto. Mais dois brasileiros pararam nas semifinais, o campeão mundial Adriano de Souza e Tomas Hermes, segundo catarinense a confirmar vaga no CT 2018 no penúltimo QS 10000 do ano no Havaí.

PUB

“É maravilhoso, realmente incrível, porque senti o gosto da vitória em 2015, quando fui vice-campeão, mas agora consegui o título aqui, o primeiro brasileiro, é incrível isso”, disse Filipe Toledo.

“Eu já me qualifiquei para o World Tour do ano que vem, então eu estava super relaxado. Eu só fiz o meu jogo com minhas estratégias e fiz o que precisava fazer, então agradeço a Deus pelas ondas nas baterias e por esses aéreos (risos). Foi muito divertido”.

+ Flamengo 2018: um grande time começa com Diego Alves

Na grande final, o californiano Griffin Colapinto, segundo surfista a confirmar classificação para a elite dos top-34 da World Surf League na segunda-feira, largou na frente finalizando sua primeira onda com um ataque na junção incrível para ganhar 8,17 com apenas duas manobras. Ele demorou bastante para pegar a segunda, enquanto isso Filipe Toledo foi ganhando vantagem. Ele entrou na briga com o 7,67 que recebeu em sua terceira onda e o 6,50 da quarta. Quando o novo top do CT pegou sua segunda, que foi boa também e valeu 7,77, Filipe respondeu com um aéreo full-rotation sem as mãos na prancha que arrancou 8,87 dos juízes, para atingir imbatíveis 16,54 pontos, contra 15,94 do norte-americano.

Os outros finalistas não conseguiram achar boas ondas durante praticamente toda a bateria. Wiggolly Dantas ainda encontrou algumas para mostrar a potência do seu backside no final. Ele recebeu notas 7,03 e 6,00 para ficar em terceiro lugar com 13,03 pontos e Michel Bourez conseguiu apenas 8,77. Wiggolly era o único a surfar as direitas de Haleiwa de costas para a onda e também chegou invicto na grande final, como Filipe Toledo. Deixou dois campeões mundiais pelo caminho, Adriano de Souza nas semifinais e o defensor do título do Hawaiian Pro, John John Florence, nas quartas de final.

No momento, Wiggolly Dantas ocupa a 24.a posição no ranking do CT, portanto está fora do grupo dos 22 primeiros que são mantidos na elite para o ano que vem. Ele está focado em brigar pela vaga no Billabong Pipe Masters e só tinha participado de duas etapas do QS antes dessa. Com os 6.700 pontos do terceiro lugar no Hawaiian Pro, saltou de 301 para 47 no ranking e pode até conseguir sua permanência na elite entre os dez indicados pelo WSL Qualifying Series, caso conquiste outro bom resultado como este no QS 10000 de Sunset Beach, que começa no sábado. Metade das vagas ainda está em disputa.

CONFIRMADOS NO CT 2018 – A outra metade foi completada na segunda-feira e quatro delas são de brasileiros que vão estrear no Dream Tour da World Surf League. O líder do ranking, Jessé Mendes, 24 anos, foi o primeiro a garantir sua classificação, em julho no QS 10000 da África do Sul. O catarinense Yago Dora, 21, confirmou a sua em setembro, com a vitória no QS 6000 das Ilhas Açores, em Portugal.

Outros dois catarinenses se classificaram agora nos últimos dias do Hawaiian Pro. Willian Cardoso, 31 anos, festejou sua vaga no domingo ao passar para as oitavas de final e Tomas Hermes, 30, quando avançou para as quartas de final em sua primeira bateria na segunda-feira. A única exceção é o jovem californiano Griffin Colapinto, 19, que entrou no CT com a passagem para as semifinais.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Santos Há 1 Hora

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 21 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 20 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

fama AYRTON-SENNA Há 23 Horas

Galisteu revela 3 sonhos não realizados de Ayrton Senna

fama MADONNA-AMORES Há 22 Horas

Madonna exibe fotos de ex-amores em telão de shows

mundo Miami Há 5 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

fama MADONNA-RIO Há 4 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

politica CHUVA-RS Há 4 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 66 e governador fala em 'Plano Marshall'

fama PAULO-GUSTAVO Há 1 Hora

Thales Bretas relembra morte de Paulo Gustavo: 'Horas boas, horas bem amargas'

esporte Fórmula 1 Há 20 Horas

Verstappen vence no GP de Miami a 9ª corrida sprint de Fórmula 1; Ricciardo é o 4º