'Prédios de São Paulo': terceira edição é lançada no MCB

Última publicação da trilogia conta com imagens e informações de mais de 40 prédios que são verdadeiros marcos na arquitetura paulista

© Pixabay

Cultura Fotografia 12/12/17 POR Notícias Ao Minuto

Apaixonado por arquitetura, o designer italiano Matteo Gavazzi, que desde 2010 vive na capital paulista, encerra um ciclo de homenagens à cidade da garoa com o lançamento do livro "Prédios de São Paulo – Volume 3", no Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. O livro será lançado neste sábado (16), a partir das 14h, com entrada gratuita. 

PUB

O projeto online, que teve início em 2014, virou livro no ano seguinte – com lançamento no MCB – e ganhou a segunda edição em 2016. A terceira edição, que encerra a trilogia, apresenta uma seleção com cerca de 40 grandes edificações menos conhecidas, que guardam características e histórias singulares. 

+ Festa: Dia Nacional do Forró é sinônimo de Luiz Gonzaga

Sobre o projeto 

Criada em 2014 por Matteo Gavazzi, a iniciativa cataloga imagens e informações históricas de edifícios da capital paulista. Já foram publicados, na página do Facebook e em dois volumes da série de livros Prédios de São Paulo, relatos sobre aproximadamente 300 edificações. Um verdadeiro documento histórico e colaborativo sobre a memória e o patrimônio de São Paulo. Integram hoje a equipe: Matteo Gavazzi, Milena Leonel, Ana Clara Queiroz, Carolina Mossin e Emiliano Hagge. 

O fenômeno "Prédios de São Paulo" já inspirou outras iniciativas pelo país, como o "Prédios de Curitiba", "Prédios de Salvador" e o livro "Casa e Chão", de Belo Horizonte.

“Acho importante que esse projeto inspire as pessoas a tirar do papel as próprias ideias, a fazer acontecer iniciativas culturais. Acredito que o país está cheio de bons e importantes projetos que merecem ser viabilizados”, diz Matteo. 

Sobre o Museu da Casa Brasileira

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda com base em debates, palestras e publicações que contextualizam a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país. 

SERVIÇO:

Dia e Horário: 16 de dezembro, sábado, das 14h às 18h

Entrada gratuita

Local: Museu da Casa BrasileiraAv. Faria Lima, 2.705 – Jd. PaulistanoTel.: (11) 3032.3727

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 13 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 14 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 14 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 15 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 15 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 15 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 12 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 10 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 13 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 9 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico