Boca seca ou xerostomia: conheça as principais causas e como prevenir

Boca seca recorrente deve ser investigada para evitar problemas de saúde mais graves

© iStock

Lifestyle SINTOMAS 20/12/17 POR Notícias Ao Minuto

De acordo com a dentista do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), Cynthia Regina Figueiredo, a boca seca ou xerostomia pode ser definida pela quantidade insuficiente de saliva para manter a cavidade bucal úmida ou hidratada. “O mal prejudica a mastigação, deglutição e digestão dos alimentos, e a proteção dos dentes e gengivas contra cáries e mau hálito. Seus principais indícios são: secura da boca e garganta, lábios trincados, sensação de queimação, cáries, halitose e dificuldade para mastigar, deglutir e sentir o sabor dos alimentos”, explica.

PUB

A diminuição do fluxo salivar está relacionada a diversas causas, como, por exemplo, menopausa, diabetes, consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo e uso de medicamentos (diuréticos, anti-histamínicos, antieméticos, anti-hipertensivos, sedativos entre outros). A xerostomia pode ser sintoma de doenças autoimunes e tratamentos, como a radioterapia e quimioterapia que afetam as glândulas salivares, lacrimais e outros órgãos.

+ Lombalgia: conheça causas, sintomas e tratamento

O diagnóstico é feito por meio do relato do paciente sobre os sintomas, exames clínicos ou laboratoriais para analisar o fluxo da saliva e as glândulas salivares. “Qualquer faixa etária pode apresentar o problema através dos agentes causadores”, comenta.

A única alternativa para curar a boca seca é tratando suas causas, por isso a especialista indica algumas medidas. “Quando a motivação for o uso de medicamentos, o médico responsável pelo acompanhamento poderá ajustar sua dose ou realizar a substituição adequada de acordo com o tratamento, se possível. É recomendável o uso de gomas de mascar sem açúcar para estimular o fluxo salivar. Existe, também, a saliva artificial usada para manter a boca hidratada e umedecida”, explica a profissional.

Evitar a ingestão de café, chá, refrigerantes, bebidas alcoólicas e tabaco, bem como beber água ao longo do dia, contribuem para minimizar a boca seca. “Vale ressaltar, que sem os efeitos de limpeza da saliva, a cárie e outros problemas de saúde bucal podem se desenvolver com mais facilidade. Portanto, o cuidado com a higiene dos dentes e gengivas é primordial”, conclui.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 9 Horas

Mãe pede e filma filho se despedindo do pai momentos antes de matá-lo

justica Goiânia Há 10 Horas

Mãe admite ter retirado sonda de alimentação e oxigênio do filho pequeno

mundo Olivier Masurel Há 8 Horas

Acidente aéreo: campeão de voo acrobático morre após colisão com abutre

brasil Rio Grande do Sul Há 2 Horas

Inmet emite alertas de grande perigo para RS e regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul

mundo Guerra Há 7 Horas

Ucrânia detém agentes russos que preparavam assassinato de Zelensky

brasil CHUVA-RS Há 9 Horas

Porto Alegre esvazia bairros após falha em sistema de escoamento, e número de desabrigados dobra no RS

brasil CHUVA-RS Há 9 Horas

Se não é todo mundo aqui, ia ter corpo boiando, diz voluntário de resgates no RS

fama MET Gala Há 10 Horas

Veja os looks dos famosos no tapete vermelho do Met Gala, em Nova York

esporte França Há 8 Horas

Kylian Mbappé aceita desafio e promete correr contra Usain Bolt

fama Kendall Jenner Há 9 Horas

Kendall Jenner usa vestido inédito da Givenchy no Met Gala