Dois anos sem David Bowie: veja fatos e curiosidades sobre o 'camaleão'

Se estivesse vivo, o astro britânico estaria completando 71 anos no dia 8 de janeiro

Dois anos sem o Camaleão: veja fatos e curiosidades sobre David Bowie

No próximo dia 10, já fazem dois anos sem David Bowie na Terra. No início de 2016, o artista tinha acabado de lançar seu último álbum, 'Blackstar', no dia do seu aniversário (8 de janeiro). O astro britânico esperou finalizar seu último projeto para, literalmente, poder descansar em paz. O cantor partia aos 69 anos de idade, vítima de um câncer implacável o qual vinha conseguido esconder até então.

© Getty Images

Bowie é seu nome artístico

O nome verdadeiro do artista é David Robert Jones e, no meio da música, já havia um David Jones.

© Getty Images

O que os dois astros do rock têm em comum?

O britânico e o americano tinham a mesma data de aniversário: 8 de janeiro. Cada qual à sua maneira, mas foram capricornianos de personalidades fortes, né?

© Getty Images

Chateado

Aos 17 anos, Bowie brigava pelo direito de usar cabelo comprido. Parece bizarro, mas em 1964 a polêmica era tão real a ponto do adolescente criar com seus amigos a 'Sociedade de prevenção a crueldade contra homens de cabelos longos'.

© Getty Images

Mais liberdade aos cabelos, por favor!

Em entrevista a BBC, Bowie explicava como incomodava ele e seus amigos o preconceito, especialmente, quando o chamavam de 'darling' e 'coisas do tipo'.

© Getty Images

Olhos de duas cores

O cantor não nasceu com os olhos de cores diferentes. Sua pupila direita ficou permanentemente dilatada após um colega da escola acertar um soco em seu olho. O motivo da briga foi uma garota.

© Getty Images

Sem rancores

George Underwood, o amigo com quem disputou o coração da garota, tornaria-se depois um colaborador. Bowie pediu ao amigo, que é pintor, que ilustrasse alguns de seus primeiros discos a exemplo de 'Hunky Dory', o quarto álbum , lançado em 1971.

© Getty Images

Um colega famoso desde a época do colégio

O guitarrista Peter Frampton foi amigo de escola de Bowie. Os dois tocaram juntos várias vezes.

© Getty Images

Antenado com a época

'Space Oddity', de 1969, foi o primeiro sucesso emplacado pelo cantor na Grã-Bretanha. A canção foi usada pela BBC em sua cobertura da primeira viagem tripulada à Lua.

© Getty Images

O astronauta de Bowie

O personagem Major Tom, criado por Bowie e que aparece pela primeira vez em 'Space Oddity' (1969), é mencionado também nos hits 'Ashes to Ashes' (1980) e 'Hallo Spaceboy' (1996).

© Reuters

'Space Oddity' em italiano!

Pouca gente sabe ou lembra, mas a famosa canção ganhou uma versão em italiano chamada 'Ragazzo Solo, Ragazza Solo', em português: 'menino solitário, menina solitária'.

© Getty Images

'Ziggy Stardust'

O icônico hit é sobre Vince Taylor, que escreveu a canção 'Brand New Cadillac' que, mais tarde, ganharia uma versão da banda The Clash.

© Getty Images

'Trilogia de Berlim'

Também conhecido como 'Trilogia Eletrônica', esse período corresponde aos álbuns 'Low', 'Heroes' e 'Lodger', produzidos com a colaboração de Brian Eno. O artista morou nessa época na cidade alemã.

© Getty Images

Homenagem

Aliás, Bowie é mencionado na música 'Trans Europe Express', de 1977, do Kraftwerk: 'Meet Iggy Pop and David Bowie - TRANS EUROPE EXPRESS!'.

© Getty Images

Bowie era fã...

Dos artistas novos, o Camaleão adorava as bandas Arcade Fire e TV On The Radio. Durante a gravação de 'Blackstar', seu derradeiro álbum, Bowie escutava muito o rapper Kendrick Lamar.

© Getty Images

O mundo dá voltas...

O famoso Nile Rodgers, fundador do Chic, não conseguiu a vaga para guitarrista da banda de Bowie na época do álbum 'Young Americans' (1975). Ironicamente, o mesmo Rodgers produziu 'Let's Dance' (1983), o disco campeão de vendas de Bowie.

© Getty Images

Ícone fashion

Bowie foi um dos artistas que mais apostou na moda como uma maneira de autoexpressão e de reforçar as identidades de seus personagens.

© Reuters

Bem-vestido

Ao longo dos tempos, o artista foi do estilo skinny, passando pela androginia do glam rock, aos ternos coloridos da new wave a um estilo mais sóbrio e sofisticado dos últimos tempos.

© Getty Images

Uma canção própria que nem ele gostava

Antes de começar a turnê de 1990, Bowie sugeriu que os fãs votassem por telefone quais faixas deveriam ser tocadas. 'The Laughing Gnome' foi a mais pedida, mas o cantor não tocou.

© Getty Images

Homem de vários talentos

Bowie também desenhava, pintava, escrevia e ainda era escultor em suas horas livres. Seus artistas prediletos são Tintoretto, John Bellany, Erich Heckel, Picasso e Michael Ray Charles.

© Getty Images

Multi-instrumentista

O cantor tocou quase todos os instrumentos do álbum 'Diamond Dogs', incluindo a famosa guitarra do hit 'Rebel Rebel'. Por sinal, começou a tocar saxofone aos 12 anos.

© Reuters

Reprovado

Um artista incompreendido desde a época do colégio? Parece que sim... Em seu histórico escolar, Bowie tem apenas uma nota zero, em arte. Que ironia!

© Getty Images

Bissexualidade.

A primeira esposa Angie Bowie inclusive revelou que o Camaleão e Mick Jagger chegaram a ter um rápido caso.

© Getty Images

Um 'não' à Rainha

O cantor rejeitou ser condecorado como Comandante da Ordem do Império Britânico (CBE, pela sigla em inglês) pela rainha Elizabeth II.

© Getty Images

Rebelde?

O cantor recusou o título de Sir duas vezes, em 2000 e 2003. Ao The Sun, o artista contou que nunca teve intenção de aceitar nenhuma honraria do gênero. 'Eu sinceramente não sei o porquê de algo como isso. Não foi pra isso que trabalhei a vida toda'.

© Getty Images

Vaiado

Em 1970, o Camaleão formou por um breve período a banda The Hype em que todos os integrantes se vestiam de super-heróis. O grupo foi um fiasco e era vaiado por onde passava.

© Getty Images

Letra e vocais de Bowie

Um dos maiores hits do Queen foi escrito pelo Camaleão. 'Under Pressure', do álbum 'Hot Space' (1981), foi feita em parceria na composição e nos vocais do artista.

© Getty Images

Era mímico!

Em 1969, Bowie formou seu próprio grupo de mímica, Feathers, além de um outro grupo de arte experimental.

© Getty Images

Amigo de John Lennon

Bowie e o ex-beatle colaboraram no single 'Fame', do álbum 'Young Americans', que chegou ao número um das paradas em setembro de 1975. Para o mesmo disco, o Camaleão fez o cover de 'Across the Universe', dos Beatles.

© Getty Images

Muso inspirador

Nowie teve um meio-irmão, que era esquizofrênico e cometeu suicídio em 1985. Elee inspirou canções como 'Aladdin Sane', 'All the Madmen', T'he Bewlay Brothers' e 'Jump They Say'.

© Getty Images

Reconhecimento tardio?

O astro britânico só ganhou sua estrela na Calçada da Fama em 1997! Nessa mesma época, lançou o disco 'Earthling'.

© Reuters

Regravado

'The Man Who Sold the World', de 1970, foi regravada pelo Nirvana. Antes do grupo, a cantora Lulu também fez sua leitura da canção.

© Reuters

O grande amor

Bowie foi um homem que se relacionou com várias pessoas, entre mulheres e homens. Seu último grande amor foi a top model somali Iman. Eles se casaram em 1992 e são pais de Alexandria Zahara Jones, hoje com 17 anos.

© Reuters

O hino da pista de Bowie

Apesar da pegada alegre e dançante, o hit 'Let's Dance (1983) também é uma mensagem contra o racismo e a opressão.

© Reuters

Reverenciado

Em 1999, Bowie recebeu título de Doutor Honoris Causa da Berklee College of Music.

© Reuters

No cinema

Bowie já viveu o artista plástico Andy Warhol no cinema em 'Basquiat - Traços de Uma Vida' (1996).

© Getty Images

Papéis de destaque

O cineasta Nicolas Roeg escalou Bowie em seu primeiro papel principal, como o alienígena em 'O Homem que Caiu na Terra' (1976). Também se destacou no cinema em 'Labirinto' e já representou Pôncio Pilatos em 'A Última Tentação de Cristo' (1988), de Martin Scorcese.

© Getty Images

Rebobina aí...

A faixa 'Move On' do álbum 'The Lodger' (1979) é uma versão do hit 'All Young Dudes' reescrita de trás para frente.

© Getty Images

Cultura curiosidades 10/01/18 POR Notícias Ao Minuto


Há dois anos, o Camaleão do Rock fazia o ato final. Em 10 de janeiro, David Bowie falecia de câncer, mas deixava, como legado, o lançamento do último projeto, 'Blackstar'.

PUB

Além do novo álbum, David Robert Jones, que tinha completado 69 anos, dois dias antes, deixou outros 25 álbuns de estúdio, 9 discos gravados ao vivo, 46 compilações, 5 EPs, 108 singles e três álbuns de trilha sonora.

Mulher-Maravilha 2 será 'totalmente diferente', diz diretora

Como homenagem, confira fatos e curiosidades sobre um dos artistas mais visionários que já existiu!

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 9 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 7 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

fama Gusttavo Lima Há 7 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 9 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 8 Horas

Filha do co-fundador do Slack é encontrada em van com homem de 26 anos

justica Paraíba Há 7 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

esporte São Paulo FC Há 9 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

lifestyle Saúde Há 8 Horas

Três carboidratos que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue

justica Régis Bittencourt Há 8 Horas

Casal de empresários é achado morto dentro de carro em posto de gasolina

mundo Redes Sociais Há 22 Horas

Influenciadora viraliza ao reclamar de mau cheiro dos europeus: 'A galera não toma banho'