Quando o ganho de peso não é apenas culpa dos excessos

A balança denuncia uns quilos a mais e até foi bem controlado nas festas? Então fique a saber o que pode estar a causar o ganho de peso

© DR

Lifestyle Corpo 14/01/18 POR Notícias Ao Minuto

O ganho de peso é quase sempre associado a uma alimentação pautada por excessos e más escolhas. Das doses em grande quantidade aos alimentos ricos em gordura, açúcar e sal, são muitos os fatores associados ao que comemos que podem estar na origem dos quilos a mais.

PUB

“Algumas pessoas têm ‘amnésia de calorias!”, diz a médica Melina Jampolis, explicando que há quem pense que está a ingerir menos calorias do que aquelas que está na verdade a dar ao organismo, acabando por comer mais e pior do que o suposto.

+ Blogueira conta como uma praia de nudismo a fez amar seu corpo

Mas, e quando a alimentação até é bem saudável, variada e equilibrada e mesmo assim se ganha peso? Pois bem, neste caso, a culpa pode ser de alguns fatores distintos e que nada têm a ver com a alimentação diária.

Como destaca a revista norte-americana "Women’s Health" no seu site, o hipotiroidismo pode ser uma causa do ganho de peso inesperado, especialmente se os números crescentes na balança se fizerem acompanhar de uma sensação constante de cansaço, pele seca, queda de cabelo e constipação intestinal.

Uma vez que a capacidade de metabolizar os alimentos está dependente da atuação dos hormônios, existem várias patologias clínicas de origem hormonal que podem impulsionar o ganho de peso, como é o caso da síndrome dos ovários policísticos.

Também os níveis elevados de estresse e a falta de uma rotina de sono de qualidade – dois fatores que juntos ou em separado suprimem o hormônio da saciedade, aumentando a da fome – podem levar a um ganho de peso mesmo quando a alimentação é boa, tal como acontece com tomar frequentemente determinados medicamentos, como é o caso dos antidepressivos, que acabam por provocar uma maior retenção de líquidos e um abrandamento do metabolismo.

No caso das mulheres com mais de 40 anos, o ganho inesperado de peso pode ser ainda uma consequência direta da pré-menopausa.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 4 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama SAMARA-FELIPPO Há 21 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

justica Paraíba Há 2 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

brasil MORTE-SP Há 20 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

fama Iraque 28/04/24

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

esporte Campeonato Brasileiro 28/04/24

Bahia bate o Grêmio, e Renato Gaúcho abandona o campo no fim do jogo

fama Peculiares Há 19 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

economia DESENROLA-BRASIL Há 4 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

fama Justin Bieber Há 22 Horas

Justin Bieber preocupa fãs ao compartilhar fotografias chorando

fama Anthony Vella Há 2 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista