Estudantes vão às ruas contra reforma educacional de Macron

Mudanças devem tornar a porta do ensino superior mais estreita

© Reuters

Mundo França 01/02/18 POR Notícias Ao Minuto

Centenas de estudantes e professores franceses saíram às ruas de Paris nesta quinta-feira (1) para protestar contra a proposta do governo para uma reforma educacional, de acordo com um correspondente da Sputnik.

PUB

A manifestação faz parte de uma série de outros protestos planejados para o mesmo dia em todo o país. Os manifestantes se encontraram em frente à universidade de Jussieu e marcharam em direção aos portões da Sorbonne.

+ Los Angeles: dois estudantes são baleados dentro de escola

O protesto de estudantes secundaristas está focado sobre as mudanças que serão aplicadas nos exames de admissão na universidade. Os chamados exames de "Bacharelado" são tradicionais do país. 

Na França, a educação superior é universal, ou seja, todo estudante secundarista tem direito a acessar sistema universitário. No entanto, Macron pretende implementar um sistema de seleção mais restrito.  Segundo a mídia local, 60% dos estudantes franceses que entram na universidade não conseguem passar do primeiro ano.

Em 19 de dezembro, a Assembleia Nacional da França votou a favor de um projeto de lei que modifica as condições de acesso às universidades francesas.

A proposta de reforma educacional é uma das promessas de campanha de Macron, que é crítico do sistema nacional de admissão universitária. Segundo ele, o sistema não está à altura do mercado e das necessidades que o sistema superior apresenta. 

As reformas de Macron pretendem remover o atual sistema de exame de Bacharelado, ou Bac, como é conhecido no país, além de antecipar escolhas de áreas mais específicas do conhecimento. As mudanças devem tornar a porta do ensino superior mais estreita.

Devido a isso, os críticos da reforma acreditam que as mudanças propostas fariam com que os estudantes tivessem que fazer escolhas de carreira muito cedo. 

Segundo esses grupos, a medida colocaria em risco a igualdade diante do acesso, pois os estudantes mais ricos teriam mais condições para conseguirem a preparação necessária.

Durante os protesto de hoje, a polícia foi deslocada para a Rua del La Sorbonne, ao longo da principal entrada da universidade. Alguns confrontos foram registrados. Com informações do Sputnik.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 10 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 12 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

mundo EUA Há 8 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Brian McCardie Há 10 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 10 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 10 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 11 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

economia INSS Há 9 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

esporte Arábia Saudita Há 11 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens