Joesley presta depoimento em inquérito que investiga Temer

Empresário será ouvido sobre a suspeita de o presidente ter editado decreto para favorecer empresas portuárias

© Stringer/Reuters

Política São Paulo 15/02/18 POR Notícias Ao Minuto

O empresário Joesley Batista, um dos sócios do grupo J&F, presta depoimento, nesta tarde (15), em São Paulo, ao delegado Cleyber Malta Lopes, no inquérito sobre o Decretos dos Portos, que tem como alvo, além do presidente da República, Michel Temer, o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures e os empresários Antônio Celso Grecco e Ricardo Mesquita.

PUB

De acordo com o advogado de Joesley, André Callegari, o empresário deve manter o que disse na delação, no ano passado. Foi a colaboração premiada dele e de ex-executivos da J&F, a exemplo de Ricardo Saud, que motivou a abertura do inquérito. 

O processo tramita, desde o ano passado, no Supremo Tribunal Federal (STF), sob a relatoria do ministro Luís Roberto Barroso, e investiga se houve favorecimento indevido a empresas como a Rodrimar, além de influência na edição da MP dos Portos, em 2016, por meio de Rodrigo Rocha Loures, ex-assessor de Temer e, à época, deputado federal pelo MDB do Paraná, preso no ano passado após receber uma mala com R$ 500 mil da JBS.

+ Moro nega pedido de Lula para suspender perícia de sistema da Odebrecht

De acordo com informações da Folha de S. Paulo, o decreto assinado por Temer aumentou o prazo dos contratos de concessão de áreas portuárias de 25 anos para 35 anos, podendo ser prorrogado até 70 anos, beneficiando as atuais empresas concessionárias.

Conforme lembra o portal G1, recentemente, peritos da PF sugeriram ao delegado responsável que peça a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico dos envolvidos, inclusive de Temer. Por isso mesmo, os investigadores devem pedir prorrogação do prazo para concluir as apurações, que termina no próximo dia 20.

Tanto a prorrogação do prazo para a conclusão do inquérito quanto a autorização para a quebra de sigilo aguardam decisão de Barroso.

Para justificar a necessidade de mais tempo, os investigadores destacam que, apesar de a apuração ter avançado, ainda é preciso esclarecer alguns pontos, há diligências em andamento, e várias outras pendentes. Além disso, Joesley e Saud, que também prestará depoimento, podem revelar outros detalhes do caso.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

mundo Antártida agora mesmo

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

tech ESA Há 5 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama Redes Sociais agora mesmo

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Luto Há 7 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

mundo Titanic Há 8 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 4 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Casais famosos Há 17 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Argentina Há 7 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina