Morte de policial não teve relação direta com violência de torcidas

Eles explicaram que os médicos descartaram a possibilidade da parada cardíaca ter sido provocada por qualquer tipo de trauma sofrido pelo policial no conflito

© REUTERS/Vincent West

Esporte bilbao 23/02/18 POR Estadao Conteudo

O policial que sofreu uma parada cardíaca durante uma briga entre torcedores antes de uma partida da Liga Europa e posteriormente morreu não teve o colapso por causa diretamente do conflito, explicaram nesta sexta-feira as autoridades do País Basco.

PUB

Eles explicaram que os médicos descartaram a possibilidade da parada cardíaca ter sido provocada por qualquer tipo de trauma sofrido pelo policial no conflito que aconteceu antes da partida entre Athletic Bilbao e o russo Spartak Moscou, nesta quinta-feira.

+ Saiba quais serão os confrontos da oitavas da Liga Europa

Houve relatos conflitantes sobre o que causou a morte do policial, com alguns dizendo que ele poderia estar envolvido em uma briga com os torcedores ou teria sido atingido por um dos muitos objetos jogados durante a altercação.

Cinco pessoas permaneceram detidas - três cidadãos russos e dois espanhóis - após os violentos confrontos ocorridos menos de quatro meses antes da a Copa do Mundo ser realizada na Rússia.

As autoridades identificaram a vítima como sendo Inocencio Alonso Garcia, de 51 anos, e disseram que ele "de repente se sentiu mal durante os graves incidentes", ocorridos nas proximidades do Estádio San Mames.

Eles disseram que o policial foi rapidamente levado do local, mas teve uma parada cardíaca antes de chegar a um hospital, onde os médicos tentaram reavivá-lo durante pouco mais de uma hora.

O conflito ocorreu quando torcedores do Spartak eram escoltados pelas forças de segurança até o estádio e um grupo começou a acender e lançar fogos de artifícios na direção dos fãs do Athletic e dos policiais.

A polícia disse que "torcedores violentos de ambos os clubes" participaram da briga, enquanto milhares tentavam se afastar do conflito. As autoridades também afirmaram ter identificado, antes da briga, diversas pessoas carregando facas, barras de ferro e sacos de pedras.

A Uefa condenou os confrontos violentos e disse que estava em contato com as autoridades locais para obter mais informações sobre os incidentes, enquanto o presidente da liga espanhola, Javier Tebas, pediu ação da Fifa e da entidade europeia para acabar com a violência da torcidas.

Bilbao receberá jogos da Eurocopa de 2020. Seis anos atrás, um torcedor morreu na cidade em confrontos após uma partida entre o Athletic e o alemão Schalke.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 14 Horas

Mãe pede e filma filho se despedindo do pai momentos antes de matá-lo

brasil Rio Grande do Sul Há 7 Horas

Inmet emite alertas de grande perigo para RS e regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul

justica Goiânia Há 15 Horas

Mãe admite ter retirado sonda de alimentação e oxigênio do filho pequeno

mundo Olivier Masurel Há 13 Horas

Acidente aéreo: campeão de voo acrobático morre após colisão com abutre

mundo Guerra Há 11 Horas

Ucrânia detém agentes russos que preparavam assassinato de Zelensky

mundo Bioparc Há 6 Horas

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

brasil CHUVA-RS Há 14 Horas

Porto Alegre esvazia bairros após falha em sistema de escoamento, e número de desabrigados dobra no RS

brasil CHUVA-RS Há 14 Horas

Se não é todo mundo aqui, ia ter corpo boiando, diz voluntário de resgates no RS

fama MET Gala Há 15 Horas

Veja os looks dos famosos no tapete vermelho do Met Gala, em Nova York

esporte França Há 12 Horas

Kylian Mbappé aceita desafio e promete correr contra Usain Bolt