Consumo de ovo sacia e auxilia na redução de peso

No preparo do ovo cozido, por exemplo, não há a adição de gordura, ficando o valor energético em apenas 70 calorias por unidade

© Cory Seward / Unsplash

Lifestyle versatilidade 03/04/18 POR Notícias Ao Minuto

O ovo já foi considerado um vilão na alimentação, mas sabemos que se trata de um alimento rico em nutrientes essenciais à vida, como vitaminas, minerais, proteínas, e ácidos graxos. Além de ser uma importante fonte de proteína, o ovo exerce papel fundamental no desenvolvimento do organismo e em processos de regeneração e transporte de nutrientes.

PUB

Outra funcionalidade muito interessante a respeito do ovo está relacionada à saciedade que seu consumo provoca no organismo. Estudos mostram que o consumo de ovos durante o café da manhã reduz a ingestão de alimentos ao longo do dia.

+ Saiba quais alimentos não devem ser reaquecidos no micro-ondas

Esse processo ocorre por conta da tirosina, aminoácido componente da proteína do ovo responsável por promover aumento de dopamina, um neurotransmissor relacionado ao prazer e ao comportamento alimentar, que quando em equilíbrio reduz a vontade de comer doces.

Um estudo conduzido por Vander Wal e colaboradores(2) comprovou que pessoas com sobrepeso e obesas, quando ingeriram ovos no café da manhã em vez de bagels (pão em formato de anel feito com farinha de trigo) apresentaram perda de peso, redução de circunferência e menor ingestão de alimentos ao longo do dia.

A versatilidade do ovo proporciona preparações que variam de um simples ovo frito até receitas requintadas produzidas por chefs renomados ao redor do mundo. Uma forma de consumo muito prática e que mantém todas as propriedades nutricionais do ovo é o ovo cozido. Como em seu preparo não há a adição de gordura, o valor energético mantém-se a apenas 70 calorias por unidade.

Além de promover saciedade, consumir ovo cozido incrementa a alimentação com micronutrientes como colina, vitamina B12, vitaminas A, D, E e K, carotenoides e minerais – cálcio, ferro, magnésio, selênio e manganês, entre outros. Para obter o melhor aproveitamento desses nutrientes, é preciso prepará-lo da maneira correta.

O ovo deve ser cozido por no mínimo 7 e no máximo 12 minutos, tempo que a gema leva para estar totalmente dura e livre de microrganismos, de acordo com a legislação vigente. Após 2 minutos em água fervente, a gema fica escurecida devido ao enxofre presente nos aminoácidos do ovo.

O cozimento por 12 minutos garante a permanência do ovo fora da geladeira por até 12 horas. A casca do ovo, além de proteger a clara e a gema na forma in natura, mantém a proteção do ovo após o cozimento.

As possibilidades para o consumo do ovo são infinitas. Além do ovo cozido, o preparo de omeletes pode incluir diversos ingredientes funcionais como aveia, linhaça, amendoim, castanhas e sementes. Aproveite as dicas para um 2018 mais saudável.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Inmet emite alertas de grande perigo para RS e regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul

mundo Bioparc Há 2 Horas

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

mundo EUA Há 5 Horas

Após acidente, urso arrasta corpo de motorista para floresta nos EUA

fama Cláudia Raia Há 21 Horas

Cláudia Raia mostra imagens encantadoras do marido e do filho: "Amo"

fama Rio Grande do Sul Há 20 Horas

Irmão rebate críticas sobre rifa de violão de Marília Mendonça

justica Rio Grande do Sul Há 4 Horas

Saques e violência ampliam drama no Rio Grande do Sul

fama Luana Piovani Há 5 Horas

'Meu filho ainda não foi para escola' diz Luana 'cutuca' Pedro Scooby

fama CHUVA-RS Há 23 Horas

Cintia Dicker se emociona com viagem de Pedro Scooby para Rio Grande do Sul

justica Santa Teresa Há 5 Horas

Turista israelense é encontrada morta no Rio de Janeiro

mundo Israel/Palestina Há 5 Horas

Ataque israelense mata sete pessoas e deixa Rafah em ruínas; veja