Acidentes aéreos de 2018 já ultrapassam total de mortes no ano passado

O mais recente desastre aéreo ocorreu na última quarta-feira (11), na Argélia.

Acidentes aéreos de 2018 já ultrapassam total de mortes no ano passado

2018 tem sido marcado por tragédias aéreas. Em pouco mais de quatro meses, o ano já totaliza número muito superior ao registrado em 2017. Cerca de 377 vítimas fatais foram contabilizadas, considerando apenas três grandes desastres, que ocorreram no Nepal, na Rússia e o desta quarta (11 de março), na Argélia.

© Reuters

Perigo no ar

As atuais 377 mortes decorrentes de acidentes áereos são números chocantes comparados às 79 vítimas fatais de 2017, considerado o ano mais seguro da aviação no mundo todo, segundo a organização holandesa Aviation Safety Network (ASN), conforme divulgou a Reuters.

© Reuters

Perigo no ar

Além de acidentes envolvendo companhias aéreas comerciais, foram registrados em 2018 também incidentes relacionados a aviões militares e helicópteros. A seguir, listamos algumas das maiores tragédias que marcaram esses quatro primeiros meses do ano.

© Reuters

Argélia

Pelo menos 257 pessoas morreram depois que um avião militar caiu na quarta (11 de março), no norte da Argélia, informou a BBC.

© Reuters

Argélia

O incidente aconteceu pouco depois do avião decolar do aeroporto militar de Boufarik, perto da capital Argel.

© Shutterstock

Argéia

A maioria das vítimas era membros do exército e suas famílias. Dez membros da tripulação também foram mortos, informou a BBC.

© Reuters

Nepal

Um avião da companhia US-Bangla Airlines, que saiu de Bangladesh, caiu e pegou fogo quando pousou em Katmandu, capital do Nepal, noticiou o The Guardian.

© Reuters

Nepal

De acordo com o site britânico, o acidente, que transportava 71 pessoas, provocou 
49 mortes.

© Reuters

Nepal

As causas do acidente não foram determinadas. Conforme as autoridades aeroportuárias, o avião estava fora de controle antes do pouso.

© Reuters

Nepal

Basanta Bohora, um dos sobreviventes do acidente, relembra que o avião balançou violentamente, quando houve um grande estrondo. O passageiro conseguiu escapar com vida pela janela.

© Reuters

Rússia

No dia 11 de fevereiro deste ano, todas as 71 pessoas que estavam a bordo do avião bimotor AN-148, pertencente a Saratov Airlines, morreram nos arredores de Moscou, de acordo com o Telegraph.

© Reuters

Rússia

O avião chegou a desaparecer dos radares minutos depois de decolar do aeroporto internacional de Domodedovo, em Moscou. O AN-148, que realizava o voo regular 6W 703, tinha como destino à cidade de Orsk, ao sul dos montes Urais.

© Reuters

Rússia

As buscas foram realizadas em meio à neve na zona do acidente que abrangia as localidades de Arguntsevo e Stepanovo.

© Reuters

Rússia

Os restos do avião ficaram espalhados em uma distância de cerca de um quilômetro. Depois de encontrada a caixa preta, cogitou-se a possibilidade do erro humano ter sido a causa do acidente.

© Reuters

Rússia

Investigadores indicaram a possibilidade de os pilotos não terem ligado o aquecimento do equipamento de medição de velocidade, o que teria ocasionado a tragédia, segundo o Express.

© Reuters

Irã

Em 18 de fevereiro, um avião comercial caiu em zona montanhosa, matando as 65 pessoas que seguiam a bordo, entre passageiros e tripulação, de acordo com a Reuters.

© Reuters

Irã

A tragédia ocorreu na Cordilheira de Zagros, a maior região montanhosa do Irã. A aeronave teria caído no Monte Dena, com cerca de 440 metros de altura.

© Reuters

Irã

O avião era um ATR-72 da Aseman Airlines, uma aeronave de tamanho médio usada para voos regionais domésticos, e dirigia-se para a cidade de Yasuj, cerca de 780 quilômetros a sul da da capital Teerã.

© Shutterstock

Irã

Conforme a Reuters, o avião teria desaparecido das telas de radar 50 minutos depois de decolar do aeroporto de Mehrabad.

© Reuters

Irã

Apesar de não ter sido divulgado a causa do acidente, a Associated Press noticiou que a frota das companhias iranianas vêm envelhecendo ao longo das décadas e que o país não consegue renovar os aviões devido às sanções internacionais.

© Reuters

EUA

Um helicóptero também entrou nas estatíticas de acidentes aéreos de 2018. A aeronave caiu no dia 11 de março, no East River, em Nova York.

© Reuters

EUA

Segundo a CNN, os cinco passageiros que estavam na aeronave morreram. Apenas o piloto, que conseguiu sair do helicóptero, sobreviveu.

© Reuters

EUA

Entre os cinco passageiros, dois morreram na hora e três foram levados ao hospital em condição crítica.

© Reuters

Filipinas

Em 17 de março, um avião bimotor caiu em zona residencial nos arredores de Manila, nas Filipinas. Dez pessoas morreram no acidente, informou a Reuters.

© Shutterstock

Síria

Em 6 de março, houve uma queda de avião militar russo em uma de suas bases na Síria. O acidente provocou a morte dos 32 ocupantes: 26 passageiros e os seis membros da tripulação, segundo o Telegraph.

© Reuters

Turquia

Um avião da Pegasus Airlines quase caiu, ficando parado no meio de uma encosta do Mar Morto, a poucos metros da água. Segundo a Reuters, nenhum dos 168 passageiros e tripulantes ficaram feridos.

© Shutterstock

Mundo Desastre 12/04/18 POR Notícias Ao Minuto


O ano de 2018 tem se tornado cada vez mais perigoso para voar. Em pouco mais de quatro meses, o ano já totaliza 377 vítimas fatais, considerando apenas três grandes acidentes aéreos, incluindo o desastre que aconteceu nesta quarta-feira (11), na Argélia.

PUB

Esse resultado é bem superior às 79 mortes registradas em 2017, ano que foi considerado o mais seguro da aviação, conforme noticiou a Reuters. A seguir, relembramos as maiores desastres aereos de 2018 até agora. Veja a seguir.

Leia Também: Turistas nadam com tubarão-baleia no México

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 11 Horas

Mãe pede e filma filho se despedindo do pai momentos antes de matá-lo

brasil Rio Grande do Sul Há 4 Horas

Inmet emite alertas de grande perigo para RS e regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul

justica Goiânia Há 12 Horas

Mãe admite ter retirado sonda de alimentação e oxigênio do filho pequeno

mundo Olivier Masurel Há 10 Horas

Acidente aéreo: campeão de voo acrobático morre após colisão com abutre

mundo Guerra Há 9 Horas

Ucrânia detém agentes russos que preparavam assassinato de Zelensky

brasil CHUVA-RS Há 11 Horas

Porto Alegre esvazia bairros após falha em sistema de escoamento, e número de desabrigados dobra no RS

brasil CHUVA-RS Há 11 Horas

Se não é todo mundo aqui, ia ter corpo boiando, diz voluntário de resgates no RS

fama MET Gala Há 12 Horas

Veja os looks dos famosos no tapete vermelho do Met Gala, em Nova York

mundo Bioparc Há 3 Horas

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

esporte França Há 9 Horas

Kylian Mbappé aceita desafio e promete correr contra Usain Bolt