Prêmio Jabuti é criticado por mudanças, e curador polemiza com autores

Curador da premiação foi acusado de ser homofóbico em declaração

© Divulgação

Cultura Troca 15/06/18 POR Folhapress

Discordâncias a respeito de mudanças recentes no Prêmio Jabuti levaram o curador da premiação, Luiz Armando Bagolin, a participar de discussão nas redes sociais com o autor e ilustrador Roger Mello e o promotor cultural Volnei Canônica, conhecido por sua atuação na literatura infantil e juvenil.

PUB

Na terça (12), em resposta a uma coluna publicada por Canônica no site Publishnews, Bagolin escreveu que o autor "surfava ao sabor das próprias opiniões" e pedia a readmissão das categorias de ilustração infantil e juvenil no prêmio por "defesa indefectível de seu amor".

Era uma referência ao fato de Canônica e Mello serem casados. Eles disseram que a referência a seu relacionamento foi homofóbica. Os dois tiveram apoio de outros membros da cena infantojuvenil, que já vinham protestando contra o Jabuti desde a divulgação das novas regras, em maio.

+ Sem cachê, Gilberto Gil cancela show na Casa do Brasil em Moscou

Bagolin disse que respeita o trabalho dos profissionais e rejeitou a acusação de homofobia. "Na minha opinião, ele [Volnei] fez isso [o texto] por interesses pessoais", diz.

Prometendo ser mais enxuto, o troféu reduziu suas 29 categorias a 18 -o que incluiu a fusão de obras infantis em juvenis em um grupo só. As duas categorias de ilustração para cada uma das áreas também viraram uma, que não é específica para obras voltadas a jovens e crianças. Agora, infantis e juvenis concorrem nesse quesito com outros tipos de livros.

Para artistas e pesquisadores ouvidos pela reportagem, o novo regulamento deixa de reconhecer a ilustração como linguagem independente da palavra e desvaloriza os livros voltados a crianças e adolescentes, que não poderiam ser comparados.

"São diferentes livros para diferentes púbicos", afirma Canônica. "Enquanto a literatura para crianças é essencialmente imagética, os livros voltados a adolescentes introduzem diferentes gêneros literários e demandam repertório", acrescenta Cristiane Ruiz, editora da Intrínseca

Procurada pela reportagem, a CBL (Câmara Brasileira do Livro), organização responsável pelo Jabuti, disse que o objetivo das mudanças é tornar o prêmio mais relevante, mas não respondeu às críticas.

A crítica publicada por Volnei nesta terça (12) veio após uma reunião com a CBL. No dia 9, representantes do prêmio se encontraram com membros da cena infantojuvenil em resposta a uma carta que pedia a revisão do regulamento. O documento tinha mais de 360 assinaturas.

"Dissemos que as demandas da reunião seriam apresentadas ao conselho, mas ele [Volnei] se apressou [em escrever o artigo]", disse Bagolin.

Apesar de considerar o texto um ataque ao prêmio, o curador disse que ainda não há resposta sobre a revisão das regras e que a equipe do Jabuti está aberta ao debate.

Artistas, escritores e especialistas que apoiam Canônica e Mello criticam Bagolin pelo ataque pessoal ao casal. "Indica que há falta de diálogo e de argumento técnico para defender as mudanças", afirmou a professora e pesquisadora de literatura infantojuvenil Graça de Castro.

"Não é uma discussão pessoal, mas coletiva. Não é esse o Jabuti que queremos", diz Roger Mello, acrescentando que pretende fazer, junto a colegas da área, novas críticas ao prêmio. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 19 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 17 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 21 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 20 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 19 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

fama Bastidores da TV Há 11 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil MORTE-SC Há 20 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 19 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 21 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 20 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens