ONU acusa governo sírio e rebeldes de crimes de guerra em Ghouta

Segundo o documento de 23 páginas, as tropas do governo cometeram ainda crimes contra a humanidade

© REUTERS/Omar Sanadiki

Mundo CERCO 20/06/18 POR Folhapress

Um relatório da ONU divulgado nesta quarta-feira (20) aponta que tanto os grupos rebeldes quanto as forças leais ao ditador Bashar al-Assad cometeram crimes de guerra entre fevereiro e abril durante o conflito na região de Ghouta Oriental, na Síria. 

PUB

Segundo o documento de 23 páginas, as tropas do governo cometeram ainda crimes contra a humanidade durante o cerco ao local, então um enclave rebelde próximo a capital, Damasco. Os militares sírios são acusados de bombardear o local e de deliberadamente fazer 265 mil pessoas que moravam na região passar fome.  

+ Indonésia busca 166 desaparecidos em naufrágio em lago

Conquistada em 2013 pelos rebeldes, Ghouta foi alvo de um bloqueio do governo por cinco anos, que dificultou a chegada de alimentos no local e que a ONU classificou como "o cerco mais longo da história moderna".

Uma ofensiva das forças leais a Assad que começou em fevereiro permitiu ao ditador retomar o controle do local em abril. Foi exatamente esse período que uma comissão da ONU, liderada pelo brasileiro Paulo Pinheiro, analisou para fazer o relatório, a pedido do Conselho de Direitos Humanos da entidade. As conclusões são baseadas em 140 entrevistas, fotografias, vídeos, imagens de satélites e registros médicos.

De acordo com o relatório, entre fevereiro e abril de 2018 os militares sírios usaram táticas "em grande parte ilegais por natureza, visando punir os habitantes Ghouta Oriental e obrigar a população coletivamente a se render ou morrer de fome".

"Através dos bombardeios sistemáticos e generalizados de áreas habitadas e da contínua negação de alimentos e medicamentos a civis sitiados durante o período em análise, as forças pró-governo perpetraram o crime contra a humanidade de atos desumanos que causam sofrimento mental e físico grave", disse o relatório.

Forças aéreas sírias e russas -Moscou é aliada de Damasco- realizaram ainda ataques aéreos em áreas residenciais, onde as famílias se aglomeravam em terrenos superlotados, sem banheiros, segundo a ONU.  

Os bombardeios atingiram inclusive hospitais, disse o relatório. "Este padrão de ataque sugere fortemente que as forças pró-governo tiveram como alvo sistematicamente as instalações médicas, cometendo repetidamente os crimes de guerra de atacar locais protegidos intencionalmente e de atacar o pessoal médico".

Apesar das críticas ao governo sírio, o relatório afirma que os rebeldes que controlavam a área também cometeram crimes ao bombardearem Damasco em resposta aos ataques que sofreram. "Mesmo que as forças do governo tenham atacado e submetido a população de Ghouta Oriental à fome, não há justificativa para o bombardeio indiscriminado de áreas habitadas por civis em Damasco", disse Hanny Megally, um dos membros da comissão que fez o relatório, em comunicado.

O documento afirma que os ataques das tropas sírias foram "regularmente enfrentados com atos brutais de represália", e que o uso foguetes improvisados pelos rebeldes contra Damasco visava "espalhar o terror" na capital. 

A comissão apontou ainda que encontrou indícios de que o gás cloro teria sido usado ao menos quatro vezes na região, mas que são necessárias mais investigações para determinar os responsáveis. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 19 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 18 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 21 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 20 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

fama Bastidores da TV Há 12 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil MORTE-SC Há 20 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 20 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 21 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 21 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens