Japão suspende treinamento de população contra ataque nuclear

A decisão foi confirmada nesta quinta-feira

© REUTERS/Toru Hanai

Mundo segurança 21/06/18 POR Folhapress

O Japão decidiu suspender os treinamentos de evacuação para a população civil em caso de um ataque nuclear contra o país devido à melhoria das relações diplomáticas com a Coreia do Norte. A decisão foi confirmada nesta quinta-feira (21), após a prefeitura de Tochigi cancelar um treinamento na terça (26) a pedido do governo central .

PUB

Ao menos outras oito cidades também devem cancelar exercícios semelhantes previstos para os próximos dias. A suspensão foi confirmada pelo chefe de gabinete do governo japonês (semelhante ao ministro da Casa Civil no Brasil), Yoshihide Suga, mas não houve anúncio oficial porque Tóquio ainda precisa convencer algumas prefeituras da medida, o que pode ocorrer até a próxima semana.  

+Brasileiro morre em acidente em Portugal

O governo japonês disse que a suspensão será mantida enquanto as tensões continuarem reduzidas e citou a cúpula entre o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente americano, Donald Trump, realizada em Singapura no último dia 12, como um exemplo da melhora das relações diplomáticas na região.  

Tóquio afirmou que negocia com Pyongyang para um encontro semelhante entre o primeiro-ministro Shinzo Abe e Kim. Suga afirmou que é importante que a Coreia do Norte tome medidas concretas para uma desnuclearização completa, verificável e irreversível, mas disse que o compromisso de Pyongyang de interromper os testes já é um passo neste sentido. 

"A situação é diferente do ano passado, quando mísseis eram lançados com frequência. [Hoje] Não estamos mais em uma situação em que um míssil pode passar voando a qualquer momento ", afirmou ele em entrevista coletiva.

Em meio as tensões com Pyongyang e os testes de mísseis feitos pela Coreia do Norte no ano passado, o Japão decidiu iniciar o treinamento específico contra um um ataque nuclear -o país já costuma realizar exercícios semelhantes com a população para o caso de desastres naturais, como terremotos.

Mais de 20 cidades por todo o país já passaram pelo exercício, que envolve cerca de 300 moradores, muitos deles estudantes, que correm para procurar abrigos em escolas depois que sirenes alertam que mísseis estão sobrevoando o local. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 9 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 11 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

mundo EUA Há 8 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Brian McCardie Há 9 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 10 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 9 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 11 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

economia INSS Há 8 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

esporte Arábia Saudita Há 10 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens