Atividades deste mês alertam para a hepatite C

Orientar a população sobre a prevenção dessa e de outras hepatites virais é essencial

© Reuters

Lifestyle Julho amarelo 03/07/18 POR Notícias Ao Minuto

Até 5 de julho, em parceria com a Departamento Regional de Saúde do Estado de São Paulo na Baixada Santista - DRS-4 e o Ambulatório Médico de Especialidades, a ONG Grupo Esperança que presta apoio aos portadores de Hepatites Virais da Baixada Santista realizará mutirão de orientação à prevenção da doença realizando também a testagem rápida de triagem para Hepatite do tipo C para os usuários e colaboradores do referido serviço regional.

PUB

O local é conhecido pela população de toda a região pelo ambulatório de especialidades e pela dispensação de medicamentos de alto custo e de outros do componente especializado.

O endereço é Rua Alexandre Martins nº 70 no bairro da Aparecida e o atendimento para a testagem rápida da Hepatite C será das 9h às 12h e das 13h às 16h.

+ Descubra as melhores formas de obter vitamina D

A pessoa interessada preferencialmente acima de 40 anos, não precisará estar em jejum. A coleta é indolor através de uma simples "picadinha" no dedo, e os resultados reagentes terão encaminhamento imediato para investigação diagnóstica para monitoramento /ou tratamento.

HEPATITE C

A Hepatite C, inflamação do fígado pela infecção do vírus HCV que é transmitido por sangue contaminado, através de transfusões, acupuntura, agulha ou seringas compartilhadas, instrumentos de manicure e similares quando não corretamente esterilizados, entre outros materiais que possam conter sangue, nos quais o vírus da hepatite C pode sobreviver por várias horas em condições de infectar outra pessoa. Portanto, essa transmissão pode ocorrer em situações corriqueiras do dia-a-dia, o que releva a necessidade de informação visando a prevenção, bem como a realização do teste de detecção.

Orientação à prevenção primária para os meios de transmissão, como também ação de prevenção secundária, ao encaminhar com agendamento pré-estabelecido, para acompanhamento ambulatorial especializado, os que eventualmente apresentaram resultado reagente na testagem, são ações que colaboram para muitos desses a estagnação das graves formas evolutivas da doença, como a cirrose hepática e o câncer de fígado possibilitando também a chance de cura, e isso totalmente gratuito a todos, cumprindo as prerrogativas do SUS.

Novas drogas e com eficácia de quase 100%, descobertas em um passado recente pela ciência e dispensadas aos brasileiros pelo SUS desde 2015, estão possibilitando a cura e colocando o Brasil como modelo na expectativa da Organização Mundial da Saúde de eliminar o HCV até o ano de 2030.

No entanto pela característica assintomática (quando sintomas aparecem já há formas evolutivas graves), estima o MS que 650 mil brasileiros estão infectados com o vírus C e não sabem dessa sua condição, o que motiva as ações de testagem, principalmente em público geral, pois as formas de transmissão podem estar em procedimentos corriqueiros do dia-a-dia de qualquer pessoas.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 18 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 22 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 19 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Antártida Há 19 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama CAMILA-MOURA Há 23 Horas

Camila Moura bate recorde no Instagram e agradece aos fãs

lifestyle Challenger deep Há 21 Horas

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

tech Ataque Há 1 Hora

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Titanic Há 4 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

fama Casais famosos Há 14 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

tech Justiça Há 14 Horas

X nega ter flexibilizado bloqueios e diz que perfis aproveitaram 'falha técnico-operacional'