Empresa reage à polêmica: 'Ninguém no Google lê o Gmail'

Publicação explica como funciona o acesso de terceiros às mensagens dos usuários do serviço

© The Android Soul

Tech Privacidade 04/07/18 POR Notícias Ao Minuto

“A prática de processamento automático fez com que alguns especulassem erroneamente que a Google ‘lê’ os e-mails dos usuários. Para ser claro: ninguém na Google lê o Gmail, exceto em casos específicos, quando nos pedem para fazer isso e nos dão consentimento ou quando precisamos tomar essa atitude por questões de segurança, como ao investigar um erro ou abuso”, consta na mais recente publicação do blog da Google, escrita em resposta à última polêmica em que a empresa está envolvida.

PUB

O caso em questão diz respeito ao acesso de empresas terceiras às mensagens trocadas pelo Gmail, um processo que a Google aproveita para detalhar na mesma publicação.

+ Imposto sobre uso de redes sociais entra em vigor em Uganda

A empresa de tecnologia de Mountain View explica que antes de um app externo ter acesso ao Gmail, ele é alvo de uma “avaliação de várias etapas", em que se procura garantir de forma manual e automática que se trata de um aplicativo legítimo que funciona como pretendido.

Ainda que o Google defenda que todo o processo de acesso ao Gmail está discriminado nos seus termos e condições, não há dúvida que esta era uma prática mais discreta e pouco conhecida entre os usuários. Após a polêmica de acesso de dados privados do Facebook envolvendo a Cambridge Analytica, agora, o cenário é outro.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

Tech ESA 27/04/24

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

Tech Ataque 27/04/24

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

Tech Espaço 27/04/24

China quer levar astronautas à Lua até ao final desta década