Saiba como é feito o pagamento do Fies

Parcelas começam a ser cobradas 18 meses após a conclusão do curso

© USP Imagens

Brasil educação 17/07/18 POR Notícias Ao Minuto

O Financiamento Estudantil (Fies), que está com as inscrições abertas, pode ser uma porta de entrada à universidade para estudantes de baixa renda. Em alguns casos, é possível fazer o curso com taxa de juros zero. Há ainda uma escala de qual percentual da mensalidade poderá ser financiado, o que vai depender da renda familiar do candidato.

PUB

O programa foi dividido em três modalidades. Uma delas atende quem tem renda familiar de até três salários mínimos e não pagará juros sobre a operação. O restante será distribuído entre as outras duas modalidades, para quem tem renda per capita mensal entre três e cinco salários mínimos, e a forma de financiamento depende da região do país.

Como é feito o pagamento

Durante o curso, o estudante paga a cada três meses o valor máximo de até R$ 150. Essa fatura refere-se aos juros da operação, nos casos em que houver. Após a conclusão do curso, há um período de carência para começar a pagar o financiamento: são 18 meses para que o estudante possa se organizar financeiramente. Nesse período, ele continua a pagar apenas a taxa de juros.

+ Em crise, Fies tem 60% de inadimplência e sobram vagas

Depois desse prazo, começa a fase de amortização, quando se inicia efetivamente a pagar o financiamento. O saldo devedor pode ser parcelado em até três vezes o período regular do curso. Isso quer dizer que, se um estudante fez um curso de quatro anos, ele pode dividir as prestações em até 12 anos.

Onde fazer a inscrição

As inscrições são feitas pela internet, no site da instituição financeira. Depois disso, se o candidato for selecionado, deve procurar a Comissão CPSA da Instituição de Ensino. Lá devem ser entregues os documentos que comprovam todas as informações e o Documento de Regularidade de Inscrição (DRI), além de ser onde o aluno definirá a instituição em que contratará o seguro.

Financiamento aceito

Com o DRI e a proposta de seguro em mãos, o estudante deve procurar a instituição financeira. Lá, as informações serão confirmadas e os dados inseridos em um sistema. O banco também vai emitir um contrato que deve ser assinado pelo estudante e pelo fiador. Com informações do Portal Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 15 Horas

Mulher vence loteria de 1 milhão pela segunda vez em 10 semanas

brasil Brasil Há 13 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

mundo EUA Há 16 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

tech Espaço Há 15 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

tech WhatsApp Há 14 Horas

WhatsApp deixa de funcionar em 35 celulares antigos; veja a lista

fama MADONNA-RIO Há 15 Horas

Madonna passa som em Copacabana com Pabllo Vittar; veja as fotos

brasil CHUVA-RS Há 15 Horas

Temporais no RS matam 31, inundam cidades e isolam moradores sem resgate

fama Bastidores da TV Há 13 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil CHUVA-RS Há 12 Horas

Temporais devem continuar a atingir o RS e vão chegar a SC até o fim de semana

fama Brad Pitt Há 12 Horas

Brad Pitt faz passeio romântico com a namorada Ines de Ramon