Homens armados invadem navio com cocaína próximo ao Porto de Santos

Ninguém foi preso até o momento

© DR

Justiça tráfico 13/08/18 POR Notícias Ao Minuto

Homens armados invadiram o navio italiano ‘Grande Francia’ e renderam a população neste domingo (12) a 15 quilômetros do acesso ao Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Nesta segunda-feira (13), a Polícia Federal encontrou 1,3 tonelada de cocaína a bordo do cargueiro.

PUB

De acordo com o G1, ao menos quatro suspeitos conseguiram subir ao convés do navio. Suspeita-se que o grupo tenha prendido uma corda com um gancho na área frontal da embarcação.

+ Professor dizia a Tatiane que tinha nojo dela na cama, revela amiga

O capitão foi avisado da invasão por meio dos marinheiros. "Imediatamente quando percebeu a situação, o comandante disparou o alarme de pânico e trancou o passadiço. O aviso serviu de alerta para os demais tripulantes também se trancarem onde estavam", explicou Luciana Fuschini, delegada da Polícia Federal.

O pedido de socorro foi atendido pela equipe da Praticagem de São Paulo, que acionou o Núcleo Marítimo da Polícia Federal (Nepom) e Militares do recém-ativado Grupamento de Patrulha Naval Sul-Sudeste, da Marinha.

A operação foi impedida pelo mar agitado, que chegou a ter ondas de mais de 2,5 metros. "Ficamos de prontidão e nos comunicando com o capitão via telefone e rádio a todo o momento. Eles estavam assustados, mas todos da tripulação estavam em locais seguros e não havia ninguém machucado", explicou a delegada.

Ainda segundo a apuração do G1, a ação criminosa durou cerca de duas horas. Os criminosos escaparam do local da mesma forma que chegaram ao navio: por meio de uma embarcação alumínio de cinco metros de comprimento. Quando eles deixaram o navio, o comandante disse aos polciais que dois contêineres foram abertos e revirados.

"Verificamos, na verdade, que os contêineres abertos e revirados eram uma distração para todos. Em outros dois contêineres, encontramos 41 bolsas pretas, algumas ainda molhadas [pelas ondas ou chuva], que estavam com mais de 1,2 mil tabletes de cocaína", afirmou Luciana.

A droga foi descarregada e a embarcação foi retida. Na última terça-feira (7), narcotraficantes foram flagrados por câmeras içando 1,2 tonelada de cocaína ao navio ‘Grande Nigéria’. 

"Ainda é cedo para afirmamos, mas é certo que os casos podem estar ligados e ser a mesma quadrilha atuando. Eles tentaram despistar a ação da polícia levando a droga até o mar, mas conseguimos localizar e apreender, mais uma vez", afirmou a delegada. 

Nas duas ocorrências, ninguém foi preso. Autoridades abriram um inquérito para investigar o caso. 

Leia também: 'Cena de filme', diz filho de idosa vítima de bala perdida em hospital

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 12 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 10 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

fama Gusttavo Lima Há 10 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

justica Violência Há 3 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

economia DESENROLA-BRASIL Há 12 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 11 Horas

Desaparecida, filha do co-fundador do Slack é flagrada em van com homem

esporte São Paulo FC Há 12 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

justica Paraíba Há 9 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

esporte Óbito Há 3 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

lifestyle Saúde Há 11 Horas

Três carboidratos que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue