Entidade de defesa da imprensa apoia jornais que criticaram Trump

SIP representa 1.300 publicações nas Américas e tem sede em Miami

© Divulgação

Mundo EUA 17/08/18 POR Folhapress

Os mais de 300 jornais americanos que publicaram na última quinta (16) editoriais em defesa da liberdade de imprensa receberam nesta sexta (17) o apoio da SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa, na sigla em espanhol).

PUB

A entidade, que representa 1.300 publicações de toda a região e tem sede em Miami, criticou ainda as declarações recentes do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre a imprensa.

+ Droga sintética provoca overdose em mais de 80 pessoas nos EUA

"Nós da SIP expressamos solidariedade com os meios de comunicação que participaram da iniciativa de informação simultânea na quinta-feira [quando os editoriais circularam nas edições impressas] para denunciar o persistente antagonismo com o qual o presidente Trump trata os jornalistas e os meios de comunicação que o o criticam", disse o presidente da entidade e diretor do jornal peruano La Republica, Gustavo Mohme.

Ele pediu também respeito à Primeira Emenda da Constituição americana, que estabelece a liberdade de expressão e de imprensa, e afirmou que ataques de autoridades ao jornalismo podem prejudicar a democracia. 

"A experiência de outros contextos políticos na América Latina nos mostrou que as disputas políticas contra a imprensa, através de campanhas de difamação nas quais jornalistas e meios de comunicação são qualificados como cúmplices de golpes, de atacar a democracia ou verdadeiros inimigos do povo, podem gerar efeitos colaterais perigosos", disse Mohme.  

A publicação simultânea dos editoriais foi organizada pelo The Boston Globe e contou com a participação de 350 publicações, entre elas o jornal The New York Times -que anunciou a ação em seu site na noite de quarta-feira (15). 

Cada jornal publicou um editorial em defesa da imprensa livre e com críticas a Trump, que costuma chamar as empresas do setor de fake news e de inimigas do povo. Os textos refletem a opinião do conselho editorial das publicações sobre um tema e ficam separados das notícias.

Na quinta, após os editoriais, o presidente americano se manifestou sobre o assunto e disse que muito do que a imprensa publica "são notícias falsas, impondo agendas políticas ou simplesmente tentando machucar as pessoas". Com informações da Folhapress.

PARTICIPE: Campanha do Notícias ao Minuto dá iPhone X de R$ 7.799

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 21 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 19 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 18 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 22 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

brasil Paraíba Há 17 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 19 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 21 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 14 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 19 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 21 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes