Refugiados e migrantes que estão no RJ poderão ter aulas de português

O estado participa do processo de interiorização que o governo federal promove a partir de Roraima

© pixabay

Brasil inclusão 25/08/18 POR Notícias Ao Minuto

A partir de segunda-feira (27), a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos (SEDHMI) do Rio de Janeiro irá promover um curso de língua portuguesa para refugiados e migrantes. O secretário de Direitos Humanos, João Ricardo, disse à Agência Brasil que com esse curso, o estado do Rio de Janeiro participa do processo de interiorização que o governo federal promove a partir de Roraima.

PUB

“Roraima está suportando um peso muito grande; não há mais recursos para atender as pessoas com dignidade. Dessa maneira, uma das coisas importantes é que essas pessoas sejam integradas na nossa sociedade. Essas pessoas têm que voltar a viver”, afirmou.

+ Governo federal diz que não haverá limites para entrada de venezulanos

João Ricardo acredita que ensinando o idioma falado no Brasil e um pouco da cultura do país, o curso permitirá que refugiados e migrantes “se misturem a nós. O curso permitirá que essas pessoas possam se comunicar melhor na língua portuguesa e se sintam abrigadas”. O secretário salientou que esse será o primeiro passo na busca por emprego por parte desses refugiados.

O curso será promovido em parceria com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social.  

O curso piloto terá duração de oito semanas, com média de 100 horas/aula. Será adotada a metodologia já utilizada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e centrada na solução de problemas, iniciando com discussões do cotidiano.

“Para não ficar aquela coisa formal de verbos e tudo mais. É uma metodologia de discussões sobre o cotidiano”, explicou a diretora de Formação Inicial e Continuada da Faetec, Marta Gomes.

O curso será dado em duas unidades da Faetec localizadas nos municípios de São João de Meriti, e em São Gonçalo, na região metropolitana. Os alunos terão oportunidade de se expressar escrita e oralmente na língua portuguesa, comunicar-se em português em diversas situações e compreender aspectos sociais e históricos da cultura brasileira.

Em conjunto com a SEDHMI, a Faetec identificou os territórios em que há concentração de migrantes em comunidades: São Gonçalo, região metropolitana; São João de Meriti e Duque de Caxias, Baixada Fluminense; Jacarepaguá, zona oeste da capital; no Complexo do Alemão, zona norte do Rio; e na Região dos Lagos.

Foi feita uma capacitação com a Uerj voltada para os professores de idiomas (inglês, francês e espanhol) e de português da rede Faetec que se interessassem em participar do projeto.

As duas turmas iniciais oferecem entre 20 a 25 vagas, em cada unidade. Marta informou que a SEDHMI tem estudo de contato com várias organizações não governamentais (ONGs) que atendem refugiados e migrantes e também de acolhimento a essas pessoas. Esse estudo permitiu chegar aos possíveis alunos.

Como a Faetec tem unidades em todo o estado do Rio de Janeiro e mais de 40 polos na região metropolitana, foi possível identificar qual a unidade mais próxima desses territórios. “A gente está começando a divulgar para captar os alunos por meio das ONGs”.

Como grande parte dos refugiados e migrantes não têm documentos, a Faetec facilita os trâmites junto à SEDHMI para que eles possam se inscrever. Para se candidatar ao curso, os refugiados e migrantes devem apresentar o registro de refugiado, que pode ser conseguido na própria Secretaria de Direitos Humanos, propiciando a obtenção do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

É interessante também que os refugiados consigam provar que têm o ensino fundamental em qualquer nível. Podem se inscrever no curso pessoas a partir de 15 anos de idade.

Segundo Marta Gomes, a ideia é estender o curso para outras unidades da Faetec. “A nossa proposta é atender em seguida o Complexo do Alemão e Jacarepaguá”. Com informações da Agência Brasil. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 12 Horas

Mulher vence loteria de 1 milhão pela segunda vez em 10 semanas

mundo EUA Há 14 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Brasil Há 10 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

tech Espaço Há 12 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

fama Bastidores da TV Há 10 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

fama MADONNA-RIO Há 12 Horas

Madonna passa som em Copacabana com Pabllo Vittar; veja as fotos

tech WhatsApp Há 11 Horas

WhatsApp deixa de funcionar em 35 celulares antigos; veja a lista

brasil CHUVA-RS Há 13 Horas

Temporais no RS matam 31, inundam cidades e isolam moradores sem resgate

fama Brad Pitt Há 10 Horas

Brad Pitt faz passeio romântico com a namorada Ines de Ramon

brasil CHUVA-RS Há 10 Horas

Temporais devem continuar a atingir o RS e vão chegar a SC até o fim de semana