Papa Francisco alerta para reaparecimento do antissemitismo

Pontífice está no 2º dia de sua viagem aos países Bálticos

© Alessandro Di Meo/Pool via REUTERS

Mundo Na Lituânia 23/09/18 POR Ansa

No segundo dia de sua visita aos países bálticos, o papa Francisco fez um alerta neste domingo (23), na Lituânia, para que o aumento das ideologias totalitárias na Europa possa ser detectado a tempo. Em seu discurso durante a oração do Ângelus, pronunciado depois da missa na cidade de Kaunas, o Pontífice recordou os dramas do século XX como exemplo de que o "mal procura sempre aniquilar o bem".

PUB

"Há 75 anos, esta nação assistia à definitiva destruição do Gueto de Vilna; culminava, assim, o aniquilamento de milhares de judeus, que começara dois anos antes", lembrou o Pontífice, no Parque Santakos de Kaunas, cidade que foi um bastião da resistência católica durante a perseguição soviética.

+ Na Lituânia, Papa diz que cristãos não devem construir muros

A cerca de 100 mil fiéis, Francisco relembrou o sofrimento pela repressão durante a ocupação soviética e a invasão nazista.

"Peçamos ao Senhor que nos conceda o dom do discernimento para descobrir, a tempo, qualquer aumento desse comportamento pernicioso, qualquer ar que atrofie o coração das gerações que não viveram aquilo", disse.

"As gerações passadas sofreram com o tempo da ocupação, com a angústia dos que eram deportados, com a incerteza dos que não voltavam, com a vergonha da delação e da traição", acrescentou.

Segundo Jorge Mario Bergoglio, esta situação fez com que muitos fiéis questionassem sua fé, porque "Deus não apareceu para vos defender, porque o fato de permanecer fiéis não bastou para que ele interviesse na história".    Além disso, ele ressaltou que, ao longo da história, muitas pessoas se julgaram superiores, com a "pretensão de pensar que a sua força é a norma da justiça".

"Submeter os mais frágeis, usar a força sob qualquer forma, impor um modo de pensar, uma ideologia, um discurso dominante, usar a violência ou a repressão para dobrar aqueles que, simplesmente com o seu agir honesto, simples, laborioso e solidário de todos os dias, manifestam que é possível outro mundo, outra sociedade", disse.   

Como medida, o Papa fez uma proposta para ocorrer uma "globalização da solidariedade", ao encontro dos "descartados" da sociedade. Ele pediu para a população se dedicar para dar atenção "aos excluídos, às minorias, para afastar dos nossos ambientes e das nossas culturas a possibilidade de aniquilar o outro, marginalizar, continuar a descartar quem nos incomoda e perturba as nossas comodidades".   

Ontem(22), o Santo Padre já havia afirmado que o século foi marcado por "múltiplas provas e sofrimentos" e, atualmente, diante do cenário mundial em que se vive, há um aumento explícito das vozes que semeiam divisão e contraposição, o que instrumentaliza a insegurança e os conflitos. Após o retorno a Vilnius, o programa do Papa inclui uma passagem pelo Museu da Ocupação e Lutas pela Liberdade na Lituânia, e uma oração pelas Vítimas do Gueto, um memorial do Holocausto. A viagem aos países Bálticos, iniciada neste sábado acontece até a próxima terça-feira (25). Francisco ainda passará por Letônia e Estônia.(ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 12 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 13 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 14 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 14 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 15 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 15 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 12 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 10 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 13 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 9 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico