Conheça os 5 maiores vilões das mulheres que desejam engravidar

Problemas na saúde íntima geram secura vaginal, coceira e podem ser provocados por alterações hormonais ou consumo de substâncias

© iStock

Lifestyle Corpo 25/09/18 POR Notícias Ao Minuto

Um dos primeiros incômodos entre as mulheres que apresentam alterações hormonais é a secura vaginal. É engano pensar que a falta de lubrificação é acometida somente em períodos de menopausa, até mesmo as mais jovens podem apresentar esse sintoma em determinado momento.

PUB

+ 3 nutrientes que fazem bem ao coração

Segundo o portal especialista em saúde e maternidade, Trocando Fraldas, a secura vaginal está presente em 33% das brasileiras e pode significar um problema para a gravidez. Aqui vamos listar possíveis complicações que geram a secura vaginal e desequilibra a saúde íntima da mulher. Acompanhe.

Desequilíbrio hormonal

A flora vaginal é um sistema que necessita da produção adequada de estrogênio para estimular as células da parede vaginal na produção do glicogênio. As bactérias saudáveis, como os lactobacilos presentes nessa região, ajudam a manter em equilíbrio o pH e a deter possíveis agressores.

Por algumas razões como infecções, inflamações e outros, a produção de estrogênio no organismo pode ser insuficiente, o que desequilibra a flora vaginal e pode gerar secura. Portanto, antes de usar qualquer tipo de lubrificante para resolver o problema momentaneamente é essencial procurar auxílio de uma ginecologista para avaliar o quadro.

Amamentação

Embora pouco comentado, o período da amamentação também pode afetar a flora vaginal, porém isso não é uma regra, algumas mulheres não apresentam esse sintoma.

A prolactina produzida durante a amamentação interfere na liberação do hormônio estrogênio, mas nem sempre gera desequilíbrio. Mães que produzem prolactina em excesso podem ser acometidas pela queda da lubrificação. Nesse caso é recomendado procurar orientação médica.

Menopausa

Durante a menopausa é muito comum a secura vaginal, pois nessa fase todos os hormônios sexuais femininos sofrem alterações. Esse é um período em que o corpo compreende que passou da fase reprodutiva, portanto diminui a produção de células na parede vaginal responsáveis pela lubrificação e fertilidade.

Além da secura vaginal, as mulheres em período de menopausa apresentam outros sintomas como a coceira e devem realizar o acompanhamento médico. Se houver necessidade o especialista vai indicar a reposição hormonal para esses casos, além do lubrificante íntimo.

Infecções

A candidíase é uma das infecções mais comuns entre as mulheres, afetando cerca de 75% da população feminina. Os fungos oportunistas que vivem na própria região vaginal podem se manifestar em decorrência da baixa imunidade ou má higiene íntima.

A candidíase provoca coceira, ardência ao urinar e corrimento incomum. A manifestação do problema, assim como outros tipos de inflamações, pode gerar secura, pois altera o pH saudável da vagina e a umidade natural.

Faça exames ginecológicos regularmente para o diagnóstico do problema e tratamento. O trato é bastante simples com a indicação de pomadas e se necessário, comprimido oral.

Medicamentos

Alguns medicamentos alteram a flora vaginal, como antibióticos ou mesmo tratamentos quimioterápicos modificam a produção de estrogênio no organismo. Nestes casos a secura na vagina pode ser incidente.

Pílulas anticoncepcionais também alteram a produção de estrogênio no corpo feminino. O receptor do progestagênio é antagonista ao estrogênio e pode dificultar a sua absorção nas células.

Não é uma regra, mas algumas mulheres podem perceber a menor lubrificação após a troca de anticoncepcional ou o consumo de algum medicamento. Consulte o especialista e veja a possibilidade de substituição do método ou indicação de lubrificantes.

Qual o papel da lubrificação vaginal na gravidez?

Mulheres com menor lubrificação, mesmo em período fértil, podem apresentar dificuldade na gravidez. As causas da infertilidade ainda é um tema muito estudado na bancada científica e envolve desde fatores biológicos, até questões socioeconômicas e ambientais.

Por conta da complexidade dos diagnósticos entre os casais que não conseguem engravidar, 36% das situações pertencem a causas desconhecidas.

A lubrificação da vagina além de tornar o ato sexual mais prazeroso, tem um papel importante na fertilidade, uma vez que contribui para passagem do espermatozoide até o colo do útero permitindo o aceso as trompa e fertilização após a liberação do óvulo.

Na ausência do muco cervical todo o processo de reprodução natural é afetado. Os espermatozoides necessitam de um ambiente saudável para se manterem vivos após a ejaculação. Uma vez que o pH vaginal sofre alterações ou apresenta acidez excessiva pode impedir a sobrevivência dos espermatozoides e dificultar a gravidez.

Os lubrificantes vaginais funcionam? Quando é indicado?

Após a investigação do quadro clínico do casal por médicos e especialistas competentes, além da checagem de que não existem outros fatores que possam dificultar a gravidez do casal, a lubrificação pode ser indicada.

Hoje é possível contar com formulações específicas para quem deseja engravidar e o pH ideal para a saúde dos espermatozoides. O Conceive Plus e o Famigel, são alguns exemplos. Consulte sempre o seu médico ginecologista para a indicação e certifique a sua saúde antes de consumir qualquer produto.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 21 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 22 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 22 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 23 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 23 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 23 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 18 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 20 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 17 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 21 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula