Dez anos depois, Palmeiras e São Paulo voltam a brigar pelo Brasileiro

Cenário que se repete e cerca o clássico deste sábado (6), no Morumbi

© Getty

Esporte futebol 05/10/18 POR Folhapress

Há uma década, nesta mesma altura do Brasileiro, São Paulo e Palmeiras brigavam na parte de cima da tabela em busca do título nacional. Cenário que se repete e cerca o clássico deste sábado (6), no Morumbi.

PUB

O Palmeiras iniciou a 28ª rodada na liderança, com 53 pontos, mesma pontuação do vice-líder Internacional, mas superando os gaúchos no saldo de gols. Com 52 pontos, o São Paulo precisa da vitória para não se afastar da briga pela liderança, perdida no último jogo.

Em 2008, também na 28ª rodada, a equipe alviverde liderava o Brasileiro com 50 pontos. Já o time tricolor ocupava a quinta posição, com 46, empatado com Cruzeiro, o terceiro, e Flamengo, o quarto. Uma diferença maior para o líder do que a atual.

Na época, o segundo turno do campeonato foi marcado pela reação do clube do Morumbi. E não demorou para que deixasse o Palmeiras e os outros rivais pelo caminho.

Nas 11 rodadas seguintes, conquistou 29 pontos dos 33 possíveis e sagrou-se campeão do torneio, o terceiro consecutivo sob o comando do técnico Muricy Ramalho.

"Em 2008, o time do tricampeonato não era tecnicamente o melhor. Os dois times mais fortes eram o Palmeiras e o Grêmio. Viemos por fora e conquistamos o título", diz Muricy Ramalho à reportagem.

Já o Palmeiras, que vivia um jejum de 14 anos sem o título nacional, deixou escapar a ponta e terminou em quarto.

Nas mesmas 11 rodadas que o rival usou para chegar à conquista, o clube alviverde somou apenas 15 pontos.

"Outro detalhe importante foi que não liderávamos a competição. Quando você lidera, vira o alvo. Ficávamos atentos ao movimento dos líderes e como poderíamos alcançar", conta o ex-treinador, hoje comentarista da Rede Globo e dos canais SporTV.

Naquela edição, São Paulo e Palmeiras se enfrentaram pela 30ª rodada, no Parque Antárctica. Os são-paulinos abriram 2 a 0 no placar com Rogério Ceni, de pênalti, e Dagoberto. Kleber e Leandro marcaram no segundo tempo e deixaram tudo igual.

Em caso de vitória, o Palmeiras reassumiria a liderança, o que não conseguiu mais até o fim do campeonato. O São Paulo ficou em quarto com o empate, mas depois do clássico, venceu sete dos oito jogos restantes e levantou a taça depois de superar o Goiás, em Brasília, na última rodada.

Em 2008, Diego Souza defendia o Palmeiras e foi expulso no clássico disputado no Parque Antártica. Hoje, é o artilheiro são-paulino no Brasileiro, com 10 gols.

+ Mais uma mulher acusa Cristiano Ronaldo de estupro

Reserva no Palmeiras, Jean era titular da equipe tricolor e formava com Hernanes a dupla de volantes.

Em 2009, o Palmeiras voltou a sonhar com o título. Assumiu a liderança pela primeira vez na 15ª rodada, caindo para o segundo lugar na 19ª. Já no returno, na 21ª rodada, voltou à ponta da tabela, onde ficou até a 33ª. A equipe caiu de rendimento na reta final e ficou fora até da zona de classificação para a Libertadores.

"O Palmeiras tinha um bom time, mas não tínhamos um plantel. Se você não tiver um elenco no Brasileiro, fica sem chances de ser campeão. O time pode até liderar a competição, mas chega um momento que precisa do grupo e, se não tiver, fica muito difícil", lembra Muricy, que havia assumido a equipe alviverde durante a competição.

Caso conquistasse o título, o treinador ganharia seu quarto título consecutivo, algo que nenhum técnico conseguiu até hoje no torneio.

Já o São Paulo, que terminou o primeiro turno na quarta posição, esboçou nova reação e assumiu a ponta na 34ª rodada. Manteve a liderança até a 36ª. Na penúltima partida do campeonato, perdeu para o Goiás por 4 a 2, em Goiânia, e caiu novamente para a quarta colocação -encerrou a competição em terceiro.

Neste sábado, o time tricolor terá a volta do meia-atacante Everton, recuperado de lesão após dois jogos fora.

Já o Palmeiras, que não atuará no próximo meio de semana, deverá ter em campo a equipe titular, com os atletas que jogam a Libertadores.

SÃO PAULO

Sidão; Bruno Peres, Arboleda, Anderson Martins, Reinaldo; Jucilei, Hudson, Nenê, Everton; Rojas, Diego Souza. T.: Diego Aguirre

PALMEIRAS

Weverton; Mayke, Luan, Gustavo Gómez, Victor Luis; Felipe Melo, Bruno Henrique, Lucas Lima; Willian, Deyverson, Dudu. T.: Luiz Felipe Scolari

Estádio: Morumbi, em São Paulo

Horário: 18h deste sábado

Juiz: Wilton Pereira Sampaio (GO)

Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 12 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 5 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 13 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 12 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 12 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 12 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil Brasil Há 2 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 5 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 12 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama Rio de Janeiro Há 11 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento