Roger Waters e outros astros que usam a música como forma de protesto

Recentemente, o ex-vocalista do Pink Floyd causou polêmica em show ao fazer críticas ao candidato Jair Bolsonaro

Roger Waters e outros astros que usam a música como forma de protesto

© Getty Images/Wikimedia/Creative Commons

Roger Waters

Durante o primeiro show da turnê 'Us + Them' no Brasil, o cantor britânico incluiu crítica ao candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL) e foi respondido com vaias e aplausos.

© Getty Images

Roger Waters

No segundo show em São Paulo, o ex-vocalista do Pink Floyd foi mais comedido, mas não menos incisivo. No telão, após citar uma lista de políticos neofascistas, em vez do nome de Bolsonaro, apareceu a frase 'Ponto de vista político censurado'. Todo mundo sabia do que se tratava.

© Getty Images

Roger Waters

Não é uma novidade que o cantor seja um crítico feroz de temas políticos. Na turnê 'Us + Them', Waters ataca a xenofobia, destruição do meio ambiente, tortura e, em especial, o presidente dos EUA Donald Trump, que ele chamou de 'porco'.

© Getty Images

Dua Lipa

Sobre o atual cenário no Brasil, a cantora britânica virou notícia em todo o mundo ao defender a campanha #EleNão. Dua Lipa inclusive mandou expulsar fã que estava em seu show em Las Vegas, nos EUA, vestindo camiseta apoiando o candidato Jair Bolsonaro (PSL).

© Getty Images

Madonna

Em seu Instagram, a Rainha do Pop também se manifestou contra Bolsonaro. Na imagem, Madonna faz referência ao seu álbum 'American Life' (2003), que causou controvérsia quando ela se posicionou contra o governo do ex-presidente dos EUA George W. Bush. 

© Getty Images

Madonna

Na mesma postagem, a cantora escreveu a mensagem: '#EleNão vai nos desvalorizar, #EleNão vai nos oprimir, #EleNão vai nos calar', diziam algumas frases na imagem, seguidas de 'Liberdade e #FimDoFacismo'.

© Getty Images

Legião Urbana

Temas como o autoritarismo, ideologia, desigualdades sociais e orientação sexual foram abordados tanto por Renato Russo, o vocalista da Legião Urbana, como por Cazuza, seja como líder do Barão Vermelho ou em carreira solo.

(Foto: Wikimedia/CC BY-SA 3.0)

© Wikimedia/Creative Commons

Cazuza

'Que País é Este', 'Índios', 'Tempo Perdido', 'Meninos e Meninas' e 'Faroeste Caboclo' foram alguns hinos da Legião. Já Cazuza e o Barão Vermelho imortalizaram hits politizados como 'Brasil', 'Ideologia' e 'O Tempo Não Para'. 

(Foto: Wikimedia/CC BY-SA 2.0)

© Wikimedia/Creative Commons

Taylor Swift

A diva pop foi notícia após post político no Instagram. A cantora pediu aos seus 112 milhões de seguidores que votassem nas eleições legislativas dos EUA em novembro e se posicionou a favor da democrata Marsha Blackburn para senadora do Tennessee.

© Getty Images

Bob Marley

Por onde começar com o Rei do Reggae? O artista, que era super politizado, não só apresentou o famoso estilo musical ao mundo como também problemas sociais que assolaram a Jamaica e outros países como o Haiti.

© Getty Images

Rihanna

A cantora também reforçou para os seus 65 milhões de seguidores do Instagram a importância de votar nas próximas eleições legislativas. Nos EUA, o voto não é obrigatório.

© Getty Images

Stormzy

O rapper britânico manifestou seu apoio ao partido trabalhista e criticou a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, no Brit Awards.

© Getty Images

Bob Dylan

O lendário cantor americano é um dos artistas mais politizados e conscientes da música. A exemplo da canção 'The Times They Are a Changin', Dylan coleciona hinos dos movimentos contra guerras e dos direitos civis.

© Getty Images

U2

O vocalista Bono Vox escreveu icônicas canções políticas, como a poderosa 'Sunday Bloody Sunday'. O cantor inclusive apresentou a música no Live Aid.

© Getty Images

Chico Buarque

Artista combativo, o cantor deu voz, por meio de metáforas, a problemas sociais durante a ditadura militar no Brasil, a luta pela liberdade de expressão, o protesto contra a repressão, a preservação dos direitos civis, entre outras questões.

© Reuters

M.I.A.

A rapper frequentemente aborda a política em sua música. A artista falou sobre os assuntos do Sri Lanka, assim como o WikiLeaks e a crise dos refugiados.

© Getty Images

James Brown

O ícone da funk music e do soul, o cantor americano também usou a música como protesto. 'Don't Be a Drop-Out' abordou a educação, enquanto 'America Is My Home' criticou a Guerra do Vietnã.

© Getty Images

Billie Holiday

Talvez, você não encontrará uma música mais assustadora do que 'Strange Fruit', um poema que protesta contra o linchamento de afroamericanos durante o século XX.

© Getty Images

Criolo

Recentemente, o rapper lançou o clipe 'Boca de Lobo', que traz várias referências a problemas sociopolíticos atuais no Brasil. A produção se vale de diversas metáforas que referenciam a acontecimentos recentes que marcaram o país.

© Getty Images

Paloma San Basilio

A cantora espanhola é uma estrela internacional e, nos anos 80, apoiou a campanha do 'Não' contra o ditador chileno Augusto Pinochet.

© Getty Images

Marvin Gaye

O cantor lançou 'What’s Going On' (1971), um álbum politizado em que abordava questões como a pobreza, uso de drogas e mostrava ainda suas dúvidas sobre a Guerra do Vietnã.

© Getty Images

John Lennon

Em carreira solo, o ex-Beatle foi incisivo em suas opiniões políticas, seja na sua música como em entrevistas. Lennon escreveu hinos em que pregava a paz e criticava a guerra e a violência dos governos. Dizem que o ex-presidente Richard Nixon tentou desesperadamente deportá-lo dos EUA.

© Getty Images

Manu Chao

O cantor francês também é um artista que se posiciona politicamente. Sua música, 'Rainin in Paradize', fala sobre conflitos em países como o Iraque.

© Getty Images

Caetano Veloso

Lembra do álbum 'Tropicália ou Panis et Circensis' (1968)? Com Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Nara Leão, Os Mutantes e Tom Zé, acompanhados dos poetas Capinam e Torquato Neto e do maestro Rogério Duprat, o trabalho era um manifesto contra o conservadorismo nos anos 70. Um ano antes, Veloso e Gil causavam impacto com os hinos 'Alegria, Alegria' e 'Domingo no Parque', respectivamente.

© Getty Images

Hugh Masekela

Masekela foi descrito como o pai do jazz sul-africano. Ele é famoso por suas canções contra o Apartheid, como 'Soweto Blues' e 'Bring Him Back Home'.

© Getty Images

Willie Nelson

O cantor americano sempre foi uma espécie de 'fora da lei' na música country ao abordar temas sérios e políticos. Sua recente canção, 'Delete and Fast Forward', foi inspirada nas eleições de 2016 nos EUA.

© Getty Images

Midnight Oil

A banda de rock australiana também já mostrou seu descontentamento contra políticos. 'Beds Are Burning' criticou as autoridades do país pela maneira como o governo lidava com a população aborígene.

© Getty Images

Stiff Little Fingers

Esta banda punk é de Belfast e tem falado frequentemente sobre os problemas da Irlanda do Norte.

(Foto: Wikimedia/CC BY-SA 3.0)

© Wikimedia/Creative Commons

Gabriel, O Pensador

Nos anos 90, o rapper carioca foi um dos principais artistas a criticar problemas sociais e questões políticas. 'Tô Feliz (Matei o Presidente)', 'Retrato de um Playboy (Juventude Perdida)', 'Indecência Militar' e 'Pátria Que Me Pariu' foram alguns dos seus sucessos.

© Getty Images

Miriam Makeba

A cantora sul-africana foi muito influente no movimento contra o Apartheid. Depois que ela morreu, o saudoso ex-presidente Nelson Mandela disse que 'sua música inspirou um forte sentimento de esperança' na população do país.

© Getty Images

Artists United Against Apartheid

Steven Van Zandt cofundou este supergrupo de protesto, que também contou com artistas como Ringo Star, Run-D.M.C. e Miles Davis.

© Getty Images

The Specials/The Special AKA

A banda britânica de ska sempre foi politizada. A música 'Ghost Town', por exemplo, abordou temas como o subemprego e o subdesenvolvimento.

© Getty Images

Titãs

Muitas bandas brasileiras como Titãs, Paralamas do Sucesso e O Rappa também denunciaram temas como a corrupção e a opressão.

© Getty Images

Gil Scott-Heron

Scott-Heron fundiu soul, jazz e rap. Ouça músicas como 'The Revolution Will Not Be Televised' e 'H2ogate Blues'.

© Getty Images

Neil Young

Seja como artista solo ou com o grupo Crosby, Stills, Nash & Young, o cantor canadense sempre teve a preocupação de transmitir mensagens políticas em sua música.

© Getty Images

Public Enemy

Por meio de músicas como 'Fight the Power' e 'Rebel Without a Pause', o Public Enemy falou sobre as lutas na comunidade afroamericana.

© Getty Images

DAM

DAM é um grupo de rap dinâmico da Palestina. Eles frequentemente falam sobre conflitos próximos, bem como apontam para questões como o racismo, pobreza e direitos das mulheres.

(Foto: Wikimedia/CC BY 3.0)

© Wikimedia/Creative Commons

Cultura ativismo 13/10/18 POR Notícias Ao Minuto


Para muitos artistas, a música é vista também como uma forma de protesto, uma maneira de lutar por causas que defendem, denunciar problemas sociais e falar sobre questões políticas. Recentemente, o cantor Roger Waters causou polêmica em show em São Paulo por se posicionar a favor do movimento #EleNão, contra o candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL).

PUB

Além do ex-integrante do Pink Floyd, outras estrelas internacionais e brasileiras também já manifestaram opiniões sobre os mais variados temas através da música. Veja a galeria acima.

Leia também: Arnaldo Antunes faz manifesto poético contra Bolsonaro; assista

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 19 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 17 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 16 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 20 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

brasil Paraíba Há 15 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 17 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 19 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 12 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 17 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 19 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes